Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Energia na Transição

Suzana Kahn assume Coppe com foco em inovações para manter vanguarda da pesquisa

Economia de Baixo Carbono passa a primeiro plano no principal centro de pesquisa da petróleo do País


Prioridade de Suzana Kahn é reorientar a Coppe para deixá-la alinhada com o mundo que está na transição energética, digital, ambiental e social. Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil

A economia de baixo carbono, a transição energética, ambiental, digital e social estão no foco da pesquisadora Suzana Khan à frente da diretoria da Coppe, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Kanh tomou posse nesta segunda-feira como diretora de um dos maiores centros de ensino e pesquisa na América Latina. Ela vai acumular a função de presidente do comitê científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (IPCC).

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem de Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional, sobre os planos da pesquisadora Suzana Kahn à frente da Coppe/UFRJ.

“A gente pretende reorientar a Coppe para deixá-la alinhada com o mundo que está na transição energética, digital, ambiental e social. A gente busca estabelecer algumas metas para continuar na vanguarda”, disse Suzana, que é formada em engenharia mecânica.

Segundo a pesquisadora, o objetivo é manter o instituto na vanguarda como produtor de conhecimento e inovações de ponta, que apoiam o desenvolvimento do país. Entre as iniciativas da sua gestão está a criação do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, que agrupa diferentes Laboratórios da Coppe que já lidam direta ou indiretamente com o tema.

Formada em engenharia mecânica nos anos 1980, Kahn tem mestrado em planejamento energético e doutorado em engenharia de produção, com atuação destacada nas áreas do meio ambiente e mudanças climáticas. A nova diretora da Coppe atuou como secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, durante o segundo mandato do presidente Lula.

Entre os seus projetos, figura a criação do Centro Coppe de Inteligência Artificial, uma parceria com a prefeitura do Rio que vai ceder o espaço do antigo Automóvel Clube, no centro da capital.

“A Coppe se alinha a uma nova economia com a questão da revolução digital que tem uma abordagem transversal. No espaço, haverá atividades de capacitação de profissionais da área e a incubação de empresas com base tecnológica da inteligência artificial, robótica, com parceria com empresas privadas. A ideia é transformar num hub organizando as equipes”, disse a pesquisadora.

Acrescentou que, no segundo semestre, serão inaugurados laboratórios de nanotecnologia e biomédica. “A ideia é fortalecer a interação entre a engenharia e a saúde, com startups de biotecnologia e saúde em parceria com o setor privado. Próteses e pele, há muita coisa a ser feita nessas novas fronteiras do conhecimento que a gente pretende dinamizar”, enfatizou.

“Queremos reforçar a inovação e empreendedorismo. Queremos auxiliar a transformar ideias, projetos que ainda estão na bancada da academia e levar para o mercado, tornando-se uma empresa”, finalizou Suzana.

O Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono foi lançado pela Coppe UFRJ ha pouco mais de um mês, no dia 15 de junho.. A iniciativa tem como objetivo envolver toda a comunidade científica da Coppe e estabelecer parcerias entre o poder público e a iniciativa privada a fim de buscar soluções de descarbonização da economia.

Neste âmbito, foram destacadas duas iniciativas: a plataforma digital BxC, de soluções de baixo carbono, para permitir uma integração rápida e eficiente entre as empresas, as instituições e os especialistas da Coppe; e cursos de ensino a distância (EAD) sobre soluções de baixo carbono, que terão dois módulos iniciais com início já em agosto.

O diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, destacou a importância do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Fundação de Amparo à Pesquisa do (Faperj), para a criação do Centro Virtual de Soluções Tecnológicas. “Temos o prazer de anunciar o Centro, é um tema de grande interesse da sociedade, um tema global. A Coppe lidera uma ação que, certamente, transbordará suas fronteiras, para toda a UFRJ, para que a gente busque descarbonizar os vários segmentos industriais, visando à transição energética. São desafios enormes que precisamos superar em um intervalo de tempo curto”, avaliou professor Romildo.

“O Centro funcionará dando visibilidade às diversas competências que temos na Coppe. Teremos em nossa plataforma todos os nossos laboratórios. Temos cerca de 60 mil m² de infraestrutura laboratorial, e esse capital humano de mais de 300 professores e 700 pesquisadores, 300 pós-doutores, mais de dois mil mestres e doutores em formação, está à disposição para ajudar a solucionar a problemática da descarbonização”, completou.

A vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, à frente do projeto, destacou que a ideia vinha sendo pensada há tempo pela diretoria. “O mundo passa por muitas transformações, energética, digital, cultural, comportamental, e o fluxo de investimentos tem migrado e, com ele, o foco da pesquisa e desenvolvimento. Há tempos temos refletido como a academia pode servir melhor à sociedade e as empresas incorporarem a tecnologia que é desenvolvida aqui na universidade”, pontuou.

A descarbonização da economia é a busca pela redução de emissão de carbono na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono (CO2), gerado na queima de combustíveis fósseis ? o carvão mineral, o gás natural e o petróleo e seus subprodutos. A discussão sobre as possibilidades da descarbonização acontece no mundo inteiro. No Brasil, o Plano de 10 pontos para Descarbonização da Economia Brasileira foi anunciado dia 13/9/2022, no Senado Federal.






Coppe, Agência Brasil e RadioAgência Nacional

Suzana Kahn Coppe IA Robótica UFRJ Prefeitura do Rio de Janeiro Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas Comitê Científico IPCC Engenharia de Produção Engenharia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!