O Fluminense garantiu nesta terça (8), no Maracanã, vaga nas quartas de final da Libertadores. O jogo foi bem amarrado no primeiro tempo, que não saiu do zero a zero, mas tudo aconteceu na etapa complementar. Samuel Xavier abriu o placar e John Kennedy ampliou já nos acréscimos. Teve confusão e expulsão de membros da comissão técnica e jogador argentino. Mas, no final, a explosão dos mais de 60 mil torcedores foi de alegria. O Fluminense agora espera para o conhecer o próximo adversário na competição continental, que sairá do confronto entre Olímpia e Flamengo, quinta-feira, no Paraguai.
Jogo tenso e sem gols na etapa inicial
O goleiro Lanzillota se contundiu antes do jogo e o Argentinos entrou em campo com o terceiro goleiro, Acosta. O titular da posição, Martin Arias, já havia sido expulso no jogo de ida em Buenos Aires.
O time comandado por Gabriel Milito praticou, durante boa parte da partida, o antijogo, segurando demais a bola e demorando nas cobranças de tiro de meta, laterais e escanteio.
O Fluminense não conseguiu sair da marcação adversária e não fez uma boa partida no primeiro tempo. A etapa inicial, com osso, ficou no zero no placar.
Samuel Xavier e John Kennedy garantem classificação
Tudo aconteceu no segundo tempo, inclusive os gols. O Tricolor ficou mais ousado com as entradas de Daniel e John Kennedy. O jogo ficou perigoso para ambos os lados.
Aos 40 minutos, foi novamente Samuel Xavier que balançou as redes do adversário. Arias cruzou e a defesa do Argentinos falhou. O lateral tocou para John Kennedy, que finalizou em cima do zagueiro, mas o atacante conseguiu tocar "de biquinho" novamente a bola voltou para Samuel, que soltou uma bomba para abrir o placar.
A torcida enlouqueceu no Maracanã e, daí por diante, não parou de cantar. Após gol tricolor houve uma confusão à beira do campo entre comissão técnica e jogadores das duas equipes. O treinador de goleiros do Flu e o técnico argentino foram expulsos. Samuel tomou cartão amarelo por ter tirado a camisa na comemoração.
Quando a bola rolou, houve um acréscimo de tempo de dez minutos. Aos 51, Arias, de novo, iniciou a jogada do segundo gol. O colombiano passou para Daniel, que rolou em profundidade para o Camisa 9 driblar o defensor e chutar na saída do goleiro.
Com a catarse no Maracanã, a torcida saudou o Moleque de Xerém e cantou, a todos pulmões, “chegou a hora de ganhar a Libertadores”.
Ficha Técnica
FLUMINENSE 2 X 0 ARGENTINOS JUNIORS
Gol: Samuel Xavier (40/2T), John Kennedy (51/2T)
Data: Terça-feira, 8 de agosto de 2023
Local: Maracanã, Rio de Janeiro- RJ
Árbitro: Alexis Herrera
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli), Diogo Barbosa, André, Lima (Daniel), Ganso, Arias, Keno (John Kennedy), Cano (Marlon). Técnico: Fernando Diniz
ARGENTINOS JUNIORS: Acosta, Minissale (Heredia), Di Cesare, Villalba, Montiel, Redondo, Rodriguez (Verón), Cabrera (Rodrigo Cabral), Moyano, Gonzáles Metilli (Fabricio Dominguez), Gondou (Tiago Nuss). Técnico: Gabriel Milito
Cartão Amarelo: André, Nino, Samuel Xavier, John Kennedy (FLU); Minissale, Di Cesare, Redondo, Vinalba, Redondo, Gondou (ARG)
Cartão Vermelho: Montiel