Botafogo e Vasco empataram em 1 a 1, neste sábado, no Nilton Santos, na estreia da Taça Rio do Campeonato Carioca. O jogo foi equilibrado. No primeiro tempo, o Vasco foi superior e saiu na frente com Yago Pikachu. Na etapa final, o Botafogo foi melhor e chegou ao empate com Marcelo Benevenuto. Na próxima rodada, sábado, o Vasco recebe o Boavista, em São januário. No mesmo dia, o Botafogo enfrenta o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira.
Mais organizado taticamente, o Vasco tem facilidade nas jogadas de ataque. Logo aos 2 minutos, Rossi avançou em contra-ataque e lançou Pikachu. O meia esticou para Maxi López, que tenta chutar de primeira, mas é impedido pelo zagueiro Gabriel.
A pressão começou cedo e deu certo. Aos 6, Luiz Fernando e Gilson ser atrapalham e Bruno César roubou a bola e toca para Cáceres. O volante cruzou na área para Pikachu cabecear e Gatito defender. No rebote, Pikachu completou para dentro do gol.
O gol desestabilizou o Botafogo. Aos 8, Rossi lança Maxi na área. O atacante domina e chuta forte para grande defesa de Gatito.
O Vasco tenta tirar proveito da desorganização tática do Botafogo, que toca a bola no meio de campo para cadenciar o jogo.
O time alvinegro tenta reagir aos 25, com Alan Santos que rouba a bola de Maxi López e lança Erik na entrada da área. O atacante avança e chuta rente à trave.
A jogada animou o time alvinegro. Aos 28, Jean recebe de Rickson, na entrada da área, e chuta forte para boa defesa de Fernando Miguel.
O Botafogo volta mais ofensivo para o segundo tempo, concentrando as jogadas na intermediária do Vasco. Aos 8 minutos, Léo Valencia cobrou escanteio, Maxi Lopez tentou afastar, mas Marcelo Benevenuto cabeceou para marcar o gol de empate.
Aos 20, Leo Valencia cruzou para Ferrareis na entrada da área. O meia dominou e chutou forte na trave. O Vasco respondeu aos 26, Gilson cobrou escanteio, Ribamar desviou de cabeça e Andrey completou para dentro fol gol, mas árbitro marcou impedimento.
Depois do empate, a equipe vascaína recuou, facilitando o trabalho do time alvinegro. As substituições de Zé Ricardo no meio de campo, com as entradas de Gustavo Bochecha e Ferrareis revitalizou o setor, mas o time esbarrou no goleiro Fernando Miguel.
Aos 28, Gustavo arrisca o chute de fora da área para boa defesa de Fernando Miguel. Na cobrança de escanteio, Gabriel cabeceou para grande defesa de Fernando Miguel.
O Botafogo ensaia uma pressão: Aos 37 minutos, Ferrareis toca para Leo Valencia que avança e chuta forte para boa defesa de Fernando Miguel.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 VASCO
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Auxiliares: Jackson Lourenço Massara dos Santos e Wagner de Almeida Santos
Renda: R$ 288.838,00
Público: 9.002 pagantes
Gol:
Botafogo: Marcelo Benevenuto, aos 8 minutos do segundo tempo
Vasco: Pikachu, aos 6 minutos do primeiro tempo.
Cartão amarelo:
Botafogo: Marcelo Benevenuto, Erik
Vasco: Máxi Lopez
Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Bevenuto, Gabriel e Gilson; Jean (Gustavo Bochecha), Alan Santos (Gustavo Ferrareis), Rickson (Wenderson) e Léo Valencia; Erik e Luiz Fernando. Técnico: Zé Ricardo
Vasco: Fernando Miguel, Raúl Cáceres, Werley, Leandro Castán e Danilo Barcelos; Raul (Andrey), Lucas Mineiro e Bruno César; Yago Pikachu, Rossi (Lucas Santos) e Maxi López (Ribamar). Técnico: Alberto Valentim