TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Justiça decreta prisão preventiva de 4 PMs por crimes ligados a morte de adolescente na Cidade de Deus

MP denuncia que policiais fraudaram cena do crime, atribuindo pistola e munição à vítima, Thiago Menezes Flausino

Por Portal Eu, Rio! em 06/09/2023 às 17:05:36

Morte de Thiago Flausino durante operação policial motivou protestos na Cidade de Deus e em Copacabana. Foto: Agência Brasil

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria Militar, obteve a prisão preventiva de quatro policiais militares denunciados por crimes militares relacionados à morte do adolescente Thiago Flausino, de 13 anos, ocorrida no dia 7 de agosto deste ano, na Cidade de Deus. De acordo com a denúncia, os policiais Roni Cordeiro de Lima, Diego Pereira Leal, Aslan Wagner Ribeiro de Faria e Silvio Gomes dos Santos, presos nesta quarta-feira (06/09), cometeram o crime de fraude, pois apresentaram fraudulentamente uma pistola e munição, atribuindo à vítima Thiago Menezes Flausino.

Já o policial Diego Geraldo de Souza foi denunciado por prevaricação e fraude processual por omissão, tendo sido afastado da função pública. Segundo a denúncia, ele omitiu-se diante do dever de vigilância sobre seus comandados, autorizando que eles atuassem de modo irregular na localidade, utilizando veículos e drones particulares durante a operação. Thiago Flausino trafegava na garupa de uma motocicleta antes de ser alvejado por disparos de arma de fogo. A prisão foi decretada pelo Juízo da Auditoria de Justiça Militar, que recebeu a denúncia.

O MPRJ ressalta que segue em andamento a investigação relativa ao homicídio propriamente dito, conduzida pela Promotoria de Justiça de Investigação Penal e pela Delegacia de Homicídio.

Na terça-feira da semana passada (29/8), A 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro e o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) realizaram operação conjunta para cumprir cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em endereços e nos Batalhões onde estão lotados os policiais militares suspeitos de envolvimento na morte de Thiago Menezes Flausino. O adolescente foi baleado na madrugada do dia 7 de agosto, durante uma operação da Polícia Militar, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. A ação conta com o apoio da Corregedoria da PMERJ e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CSI/MPRJ).

Os mandados foram obtidos pela Promotoria de Justiça junto à 2ª Vara Criminal da Comarca da Capital (II Tribunal do Júri), com base em elementos de apuração colhidos no Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado para apurar as circunstâncias da morte. As buscas foram cumpridas nos bairros de Bangu, Olaria, Taquara, Tijuca e no centro de Nilópolis. Durante as investigações, a Promotoria também já realizou diligências no local do fato, dois dias após a morte de Thiago, e ouviu testemunhas.

O trabalho de investigação prossegue em tramitação e sob sigilo.



Fonte: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.