A segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), vacinou no último sábado (16/09) mais de 110 mil animais, entre cães e gatos, em cerca de 150 postos distribuídos por bairros da Zona Norte do Rio. Neste ano, já foram vacinados mais de 175 mil animais em toda a cidade, nas duas primeiras etapas da campanha.
Serão ao todo cinco etapas, em diferentes grupos de bairros, com o objetivo de alcançar todas as regiões do município. As próximas ações acontecem nos dias 7 e 21 de outubro e 11 de novembro em bairros das zonas Norte e Oeste. A meta é vacinar cerca de 500 mil cães e gatos nas cinco etapas da campanha.
A vacina é a principal forma de prevenção e controle da raiva, que não é notificada em cães e gatos no município do Rio há 28 anos e, em humanos, há 37 anos. A raiva é uma doença letal e sem cura, por isso, a imunização é a melhor forma de proteger os animais e também seus tutores. A campanha anual é uma das principais iniciativas do IVISA-Rio para manter o controle da raiva no município e os resultados só são possíveis devido à grande adesão à vacinação.
Agência Brasil