Para marcar o início da contagem regressiva de um ano para as Eleições Municipais de 2024, o TRE-RJ promove o seminário "Memória Popular: histórias e personagens inesquecíveis das eleições no Rio", a partir das 10h desta sexta-feira (06). O encontro, uma parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, será realizado no Auditório Machado de Assis, sede da instituição, na Cinelândia, e reunirá especialistas renomados, com participação já confirmada.
O conferencista Celso Rocha de Barros, doutor em Sociologia pela Universidade de Oxford e colunista da Folha de S. Paulo, abordará o tema "Política nacional e eleições no Rio de Janeiro (1982-2018)". Historiadora e diretora-geral do Arquivo Nacional, a professora Ana Flávia Magalhães Pinto fará a apresentação "Direito ao voto: uma luta de raça, classe e gênero".
Jornalista e analista político da GloboNews, Octávio Guedes abordará o papel do jornalismo no processo de informação ao eleitor, na exposição "Crônicas eleitorais: como a imprensa cobriu os grandes momentos e personagens das eleições no Rio de Janeiro". Cientista político e professor da PUC-Rio, Ricardo Ismael tratará do comportamento do eleitor, na reflexão "Ainda faz sentido o voto de protesto?".
Para introduzir o tema e abrir o debate, será apresentado um vídeo do ator e humorista Hélio de la Peña, ex-integrante do antigo Casseta & Planeta, gravado especialmente para o evento, sobre a campanha de Macaco Tião para a Prefeitura do Rio de Janeiro. De la Peña fez parte do grupo responsável pelo lançamento da candidatura fictícia, em 1988, e que se tornaria símbolo do voto de protesto no estado.
Promovido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Cosoc) e idealizado pela Seção de Campanhas e Mídias Sociais (Secamp), o seminário busca aprofundar o conhecimento da história das eleições no Rio de Janeiro, apresentando os olhares de diferentes segmentos da sociedade civil, como explica Stéfano Salles, coordenador de Comunicação Social do TRE-RJ.
"A intenção foi formatar o seminário nos mesmos moldes da Eleição. A Justiça Eleitoral organiza o processo, para que a sociedade faça suas escolhas. O evento funcionará de maneira semelhante: é uma plataforma do TRE-RJ, para destacar diferentes aspectos da história das eleições, de maneira lúdica e envolvente. Isto, sem deixar de alertar o público para a importância de atualizar e/ou regularizar o cadastro eleitoral antes da data limite, 8 de maio do ano que vem", afirma Salles.
As vagas para o seminário são limitadas à capacidade do auditório, de 130 lugares. As inscrições são gratuitas e estão abertas ao público em geral, pelo Sympla até esta quarta-feira (04), ou enquanto houver assentos disponíveis.
Serviço
06/10, das 10h às 13h
Seminário Memória Popular: histórias e personagens inesquecíveis das eleições no Rio
Biblioteca Nacional
Auditório Machado de Assis
Rua México s/n, Centro. Acesso pelo Jardim de Burle Marx.