A MM12, empresa especializada em desenvolver plataformas de relacionamento que transformam negócios, foi a agência vencedora da concorrência realizada pela Syngenta para escolher seu parceiro estratégico na comunicação de sua plataforma de benefícios, o Acessa Agro. O trabalho conjunto da agência carioca com a gigante do agronegócio teve início no segundo trimestre deste ano e já rendeu seus primeiros frutos com resultados significativos da campanha de aniversário da plataforma, uma das maiores iniciativas do tipo no agronegócio nacional.
Lançado em 2019, o Acessa Agro premia agricultores de todo Brasil, por meio de uma oferta ampla de benefícios, que vão desde serviços técnicos e de agricultura digital até equipamentos para o campo e cursos de capacitação para os produtores. Tudo isso como resultado da compra de produtos Syngenta. A plataforma também disponibiliza diversas informações para auxílio do trabalho no campo, como previsão do tempo, cotação do dólar PTAX e das principais commodities segmentadas por regiões, além de não precisar cadastrar as notas de produtores pontuando automaticamente.
Segundo Raphael Gallego, gerente de CRM sênior da Syngenta, os objetivos da parceria são desenvolver uma estratégia robusta de comunicação para o Acessa Agro direcionando-o para regiões que estrategicamente fazem sentido para o business da companhia; crescer a base de participantes da plataforma (eram 55 mil usuários e hoje são mais de quase 70 mil); consolidar a posição de protagonismo da plataforma entre os concorrentes e aproximar cada vez mais a empresa do produtor rural. “Este ano estamos trazendo uma série de melhorias para o Acessa Agro, visando entregar o que há de melhor para os agricultores, seja tecnicamente falando — com nossos produtos e serviços — seja em termos de relacionamento e jornada, proporcionando uma experiência diferenciada”, explicou.
Rafael Bosco, sócio-diretor da MM12, destacou que a empresa tem orgulho de ter sido a agência escolhida pela Syngenta. “Temos certeza de que iremos fortalecer o papel do Acessa Agro no mercado de agronegócio. Os desafios são muitos e variados. Mas com criatividade e com nossa experiência em loyalty, usando muita análise de dados, iremos vencer cada um deles. Os primeiros resultados mostram que estamos no caminho certo”, comentou.
Ouça no podcast do Eu, Rio! o depoimento de Rafael Bosco, sócio-diretor da MM 12, a respeito da parceria com a Syngenta para a divulgação da plataforma Acessa Agro.
Durante a campanha de aniversário do Acessa Agro, no mês de maio foram promovidas ações para incentivar o cadastro de novos usuários na plataforma e, ao mesmo tempo, estimular o envio da primeira nota fiscal (processo que ainda não estava automatizado) e o resgate de diferentes ações, como por exemplo a revalidação de pontos vencidos e por meio de promoções e comunicações direcionadas. “Como resultado, alcançamos mais de 2 mil cadastros novos, batemos mais de meio milhão de Reais em resgates e mais de 300 produtores cadastraram nota fiscal pela primeira vez”, afirmou.
Outra iniciativa importante foi a Semana do Agricultor, campanha dedicada em reconhecer e valorizar os agricultores e o agronegócio por conta do Dia do Agricultor, realizada no período de 24 a 28 de julho, que promoveu ações como prêmio de boas-vindas aos novos participantes; cashback de 5% e 10% nos resgates feitos no período, descontos de até 50% OFF no catálogo da plataforma e reativação.
“A meta era atingir mais de 5 mil cadastros e mais de R$ 290 mil em resgates, fizemos 86% da meta de cadastros (mais de 4,6 mil novos cadastros) que representou 36% a mais do que a mesma campanha em 2022, em resgates, fizemos mais de 1000% da meta e 284% a mais do que a campanha do ano anterior”, disse Renata Moya, head de Comunicação e Marketing da Syngenta.