No dia Internacional da Felicidade (20/03), um relatório produzido pelo instituto Gallup mostra que brasileiro atingiu seu ápice de infelicidade. O Relatório Mundial sobre a Felicidade é uma pesquisa que aponta o estado de felicidade global que classifica 156 países pelo o quão felizes seus cidadãos se consideram. O Relatório Mundial da Felicidade deste ano concentra-se na felicidade e na comunidade. O relatório mostra como a felicidade evoluiu nos últimos 12 anos, com foco nas tecnologias, normas sociais, conflitos e políticas governamentais que impulsionaram essas mudanças.
Esta é a sétima edição do relatório, que a cada nova publicação, um foco é analisado. Nesta edição os principais aspectos observados foram a influência dos governos, das mídias sociais e das normais sociais.
A conclusão é que a população mundial está menos feliz em 2018. Cuja motivação se dá pela desconfiança em líderes políticos e no consumo de informação pelas redes sociais.
O Brasil
O Brasil está na posição 32 do ranking de países felizes, com 6.300 pontos, 3.500 a menos que em 2013, ano que atingiu o maior índice desde o início da pesquisa. O calculo é feito a partir de índices nacionais, como renda e desigualdade, e aspectos subjetivos, como confiança na liderança nacional e sensação de segurança.
O país mais feliz do mundo
Assim como em 2018, a Finlândia volta a ocupar o primeiro lugar como o país mais feliz do mundo, de acordo com três anos de pesquisas realizadas pela Gallup de 2016 a 2018. Completando a lista dos dez principais países felizes estão: Dinamarca, Noruega, Islândia, Holanda, Suíça, Suécia, Nova Zelândia, Canadá e Áustria. Os EUA ficaram em 19º, perdendo um lugar desde o ano passado.
Dia Internacional da Felicidade
Desde 2013, as Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Felicidade como forma de reconhecer a importância da felicidade na vida das pessoas em todo o mundo. Em 2015, a ONU lançou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que buscam acabar com a pobreza, reduzir a desigualdade e proteger nosso planeta - três aspectos-chave que levam ao bem-estar e à felicidade. No ano passado, os Smurfs se uniram aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Dia Internacional da Felicidade.