TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Detido Técnico Judiciário que inseria dados falsos em processos

Cláudio de Andrade Silva colocava informações inverídicas em sistemas para receber valores depositados

Por Portal Eu, Rio! em 03/07/2024 às 07:19:14

Foto: Divulgação Polícia Civil

Policiais militares do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), lotados no 35º BPM (Itaboraí), após troca de dados com a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar do Rio (SSI), prenderam nesta terça-feira (02), na Rua dos Argentinos, em Manilha, Itaboraí, o foragido da Justiça Cláudio de Andrade Silva, de 54 anos.

Em 2015, no Fórum da Comarca de Rio Bonito, na condição de técnico judiciário, se valendo de uma senha de um outro funcionário, e em ações com outro funcionário e uma advogada, ele inseria informações falsas em processos judiciais com a finalidade de expedir e receber valores depositados nestes processos, em prejuízo das partes em favor das quais os mandados de pagamento deveriam ter sido enviados.

Segundo parecer do Ministério Público, eles tomavam conhecimento da existência de valores depositados em processos judiciais, de elevada quantia, sobre os quais existia algum tipo de dificuldade no levantamento dos mandados de pagamento. Assim, inseriam informações falsas no sistema DCP e no livro de cargas, retiravam o processo do cartório da comarca de Silva Jardim, e o entregavam para o acusado Cláudio, lotado na Comarca de Rio Bonito. Este, por sua vez, lançava no sistema DCP, o nome da advogada, sem que essa tivesse ao menos procuração nos autos ou mesmo atuado em qualquer fase do processo.

Contra Cláudio Silva constava um Mandado de Prisão, expedido pela Vara Única da Comarca de Silva Jardim, pelos crimes de Estelionato, Falsidade ideológica, Subtração ou inutilização de livro ou documento, e inserção de dados falsos em sistema de informações. Ele ainda possuía duas outras anotações criminais.

Diante dos fatos, o preso foi levado à 71ª DP (Itaboraí), onde foi cumprido o mandado de prisão. Posteriormente, ele foi encaminhado a uma unidade prisional da SEAP/RJ, onde ficou acautelado à disposição da Justiça.

O Disque Denúncia solicita à população que repasse, de forma anônima, informações sobre o paradeiro de foragidos da Justiça para os seguintes canais de atendimento:

Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177

WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)

Aplicativo: Disque Denúncia RJ

Anonimato Garantido

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.