Quatro vezes campeão da Copa do Brasil, o Flamengo pode terminar o domingo como pentacampeão da maior competição de mata-mata no território nacional. Para isso, basta manter uma escrita que vigora desde a primeira final, há 35 anos: jamais um clube que tinha vantagem foi goleado no segundo jogo da decisão. Depois de vencer por 3x1 no Maracanã, o Mais Querido do Brasil pode até sofrer uma derrota simples neste domingo (10) que, ainda assim, levanta a taça. Qualquer derrota por dois gols levará a decisão para os pênaltis.
O título rende uma premiação de mais de R$ 70 milhões para o campeão, além de vaga na Supercopa do Brasil — contra o campeão do Campeonato Brasileiro — e participação na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores do ano que vem. Para alguns atletas do atual elenco, vale também um pedaço na História: Giorgian de Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa participaram de 12 campanhas vitoriosas nas últimas seis temporadas. Da geração gloriosa nos anos 80, Zico e Júnior, em momentos diferentes, levantaram 13 troféus pelo Flamengo — incluindo o Mundial de Clubes de 1981.
O momento para o Atlético Mineiro não é bom: nos últimos 10 jogos, foram apenas 3 vitórias — metade do que o Rubro-Negro conquistou no mesmo período, mesmo com eliminação na Libertadores e troca de treinador. Porém, em 40 partidas na Arena MRV, em oito o Galo conseguiu placares que lhe dariam o título hoje. O gramado foi trocado especialmente para a decisão, mas não resistiu bem ao “teste” deste sábado: fortes chuvas atingiram a capital mineira e a drenagem demorou a funcionar.
Enquanto o Atlético Mineiro também está na final da CONMEBOL Libertadores contra o Botafogo, para o Flamengo a Copa do Brasil virou a salvação da temporada, que só rendeu um Campeonato Carioca e remotíssimas chances de ser campeão brasileiro. Se o Rubro-Negro sofre com lesões e não terá peças como Pedro, Viña e Cebolinha para a decisão, o Galo não terá Deyverson, que já atuou na competição pelo Cuiabá. A bola rola às 16h na casa alvinegra.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG x FLAMENGO
Local: Arena MRV, Belo Horizonte
Horário: 16h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA);
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA) e Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA);
VAR: Daiane Miniz (VAR-FIFA).
ATLÉTICO-MG: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco, Arana e Zaracho (Alan Kardec ou Bernard); Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique (Michael) e Gabigol. Técnico: Filipe Luís.