O Sol brilhou para o lado do Botafogo. O clube carioca venceu o Sol de América por 1 a 0, na segunda fase da Copa Sul Americana. Com a vitória, o Glorioso pode ir para as oitavas de final com um simples empate no Nilton Santos, na próxima quarta-feira (29), às 19h15.
Do pênalti perdido ao gol salvador
Ambos os times começaram a partida se estudando. O Botafogo pecava na saída de bola, correndo risco de erro fatal. Em um desses equívocos, o Fogão quase saiu atrás no placar. Aos 19, Alex Santana errou na saída de bola, Joel Carli tentou tirar, parando em Villalba. O zagueiro Gabriel tentou se livrar e acertou o atacante da equipe paraguaia. Pênalti marcado.
Clar teve a oportunidade de abrir o placar para os donos da casa, mas a bola bateu no travessão de Gatito Fernández e o pênalti não teve seu êxito. No lance seguinte, Alex Santana novamente errou a saída da bola e Gatito trabalhou bem na defesa do chute de Ruíz Díaz.
Aos 31, Pardo foi expulso após entrada em Fernando. Como já tinha o amarelo, não havia como reverter a decisão do árbitro argentino Germán Delfino.
Quando tudo se encaminhava para um 0 a 0, a estrela de Erik brilhou para o Alvinegro. Aos 27 minutos da etapa final, o atacante finalizou com categoria em um voleio, aproveitando a saída errada de Escobar e abrindo o placar no jogo. Foi o gol que deu sobrevida ao Botafogo para o jogo da volta, na próxima semana, no Nilton Santos.
O fim da partida não foi tão animador para o volante Jean. O jogador, que recebeu a primeira oportunidade no time pelo técnico Eduardo Barroca, ficou apenas dois minutos em campo. Entrando aos 38 do segundo tempo, o atleta deixou o braço no rosto de Villalba e foi mais cedo para o vestiário, aos 40.
FICHA TÉCNICA
SOL DE AMÉRICA 0X1 BOTAFOGO
Local: Estádio Luis Alfonso Giagni, em Assunção-PAR
Horário: 19h15(de Brasília)
Árbitro: German Delfino (ARG)
Assistentes: Lucas Germanotta(ARG) e Pablo González (ARG)
Gols: Erik, aos 27 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo: Villalba (SOL); Fernando e Cícero (BOT).
Cartão vermelho: Pardo (SOL) e Jean (BOT).
GOIÁS: Escobar, Clar, Portillo; Villalba, Velásquez (Acuña); Pardo; Fredes (Richard Franco), Ferreira; Jourdan, Villagra e Ruiz Diaz (Otazú).Técnico: Javier Sanguinetti
BOTAFOGO: Gatito; Gabriel, Gilson; Carli, Fernando, Alex Santana; Cicero (Luiz Fernando); Valencia (Jean), João Paulo (Gustavo Bochecha), Erik e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca