Fluminense não precisou vencer o Atlético Nacional para avançar na Copa Sul-Americana. No confronto de volta, na noite de quarta-feira (29), no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, o tricolor foi derrotado pelo placar de 1 a 0, gol do atacante Hernán Barcos. Mas o placar agregado, devido à goleada aplicada pelo tricolor no jogo de ida, no Maracanã, ficou 4 a 2.
Graças aos dois gols de João Pedro, um de Nino e outro de Matheus Ferraz, ainda que Barcos também tenha marcado um de pênalti em terras brasileiras, a equipe de Fernando Diniz segue com o sonho do primeiro título na competição. O mais perto que o Fluminense chegou disso foi em 2009, quando foi vice-campeão.
Estando agora nas oitavas de final, o Fluminense vai enfrentar o Peñarol e a primeira partida será em Montevidéu, no Uruguai. O que parece uma boa notícia, visto que sendo assim, o time de guerreiros vai decidir a próxima vaga em casa, junto do calor da torcida tricolor.
Barcos abre o placar aos três minutos de jogo
O Atlético Nacional veio com tudo no primeiro tempo da partida. Logo aos três minutos, abriu o placar com gol de Barcos. O atacante do time colombiano apareceu sozinho na área e cabeceou sem chances para o Agenor. Uma falha na defesa tricolor, com Matheus Ferraz perdendo a bola.
Fluminense não mudou o esquema tático por jogar fora e com vantagem. Inclusive teve chance imediata de empatar com Luciano. Num rebote em que João Pedro deixou as bola nos pés do camisa 18, o atacante perdeu um gol feito. Levou mais alguns sustos até intervalo, reclamou de uma bola que teria entrado, mas foi mantido o 1 a 0 em favor do adversário.
Fluminense segura o Nacional e passa de fase
No segundo tempo, o Fluminense fica mais plantado, com uma preocupação maior com a parte defensiva. O Nacional cresceu na partida e o tricolor recuou. Mesmo assim chegou ao ataque algumas vezes com certo perigo, mas Luciano continuou desperdiçando e irritando a torcida. Ainda tinha o lateral Gilberto que também não estava bem.
Aos 29 da etapa complementar, Fernando Diniz troca um atacante por um lateral. Sai Luciano e entra Igor Julião. Com a mudança, Caio Henrique avança para atuar no meio-campo. Com 36, jogador colombiano fica caído com cãibras, mas Alejandro Restrepo já tinha feito as três alterações possíveis. Quase no final do jogo, Airton substituiu Daniel e Caio entrou no lugar do Ganso.
Permanecendo 1 a 0 para o Atlético Nacional no confronto em Medellín, a derrota tricolor não impediu o avanço da equipe brasileira na competição, pois no placar agregado terminou 4 a 2. Fluminense passa de fase e vai enfrentar o Peñarol nas oitavas de final na Copa Sul-Americana. O primeiro jogo será dia
23 de julho, na casa do adversário.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO NACIONAL-COL 1 X 0 FLUMINENSE
Data/Hora: Quarta-feira, 29 de Maio de 2019 - 21h30
Local: Atanasio Girardot - Medellín - Colômbia
Gol: Barcos (3/1T)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
Cartão Amarelo: Caicedo (Atlético Nacional); Luciano e Igor Julião (Fluminense)
ATLÉTICO NACIONAL-COL
Cuadrado; Palacios, Bocanegra, Cristian Moya e Mafla; Rovira, Gomez (Aldo Ramirez) e Capellini (Deiver Machado); Caicedo (Hayen Palacios), Vladimir Hernández e Barcos.Técnico: Alejandro Restrepo
FLUMINENSE
Agenor; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Allan, Daniel (Airton) e PH Ganso (Caio); Luciano (Igor Julião), Yony González e João Pedro. Técnico: Fernando Diniz