Na estreia do Campeonato Brasileiro 2025, o Vasco venceu o Santos neste domingo (30), de virada, por 2 a 1 em São Januário. Barreal abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo. Nuno Moreira empatou aos sete minutos da etapa complementar, com assistência de Vegetti, que depois também balançou as redes aos 32 minutos.
Sem muito tempo para comemorar ou descansar, o Gigante da Colina já vira a chave para a Copa Sul-Americana, onde também estreia na quarta-feira (2), diante do Melgar no Peru. Já o Santos tem a semana cheia para treinar antes de enfrentar o Bahia na próxima rodada do Brasileirão.
Barreal abre placar em São Januário
Com o estádio lotado, o Vasco recebeu o Santos, ainda sem Neymar, em São Januário. Philippe Coutinho criou o primeiro lance de perigo no jogo. Mas o time mandante parecia nervoso diante de sua torcida. Isso favoreceu o visitante, que abriu o placar aos 20 minutos da etapa inicial. Gol marcado pelo meia Barreal ao receber a bola de Tiquinho Soares após Paulinho sair jogando mal e entregar nos pés do atacante santista.
Mesmo com maior posse e não desistindo da partida, tentando buscar o empate, o Vasco foi inferior ao Santos e ouviu vaias vindas da arquibancada. O técnico Fábio Carille, que enfrentou seu ex-time, sofreu ofensas dos torcedores vascaínos na ida para o intervalo.
Vegetti dá assistência e faz gol
O Vasco voltou mais forte e conseguiu empatar aos sete minutos do segundo tempo. Foi um belo gol do atacante Nuno Moreira, que teve a participação fundamental do Vegetti. A jogada começou com Hugo Moura que fez inversão para o Piton na ponta esquerda. O lateral cruzou para o argentino, que ao invés de tentar marcar, ajeitou de cabeça para o companheiro completar também pelo alto. Indefensável.
O Jogo seguiu eletrizante, com defesas incríveis do lado vascaino, mas com a maior defesa milagrosa do Gabriel Brazão, no que seria a virada cruzmaltina no chute do Vegetti.
Aos 22 minutos, as equipes fizerem substituições importantes. No Vasco, entraram Payet, Tchê Tchê e Adson. Caixinha trocou Barreal por Gabriel Veron.
Dez minutos depois o gol do Pirata saiu, em jogada de bola parada. Aos 32 minutos, Payet cobrou falta, levantou a bola na área e Vegetti desviou de cabeça para colocar o Vasco na frente com 2 a 1 no placar.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 SANTOS
Gol: Barreal (20/1T), Nuno Moreira (7/2T), Vegetti (32/2T)
Cartão Amarelo: Lucas Piton (VAS);
Local: Estádio São Januário
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Maurício Lemos, Lucas Piton, Paulinho (Tchê Tchê), Hugo Moura (Jair), Philippe Coutinho (Payet), Garré (Adson), Vegetti, Nuno Moreira (Loide Augusto). Técnico: Fábio Carille
SANTOS: Gabriel Brazão, JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo, Escobar, João Schmidt (Diego Pituca), Gabriel Bontempo (Thaciano), Barreal (Gabriel Veron), Rollheiser, Tiquinho Soares (Deivid Washington), Guilherme. Técnico: Pedro Caixinha