Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tragédia

Emiliano Sala foi exposto a níveis nocivos de monóxido de carbono antes da queda do avião

O avião caiu em 21 de janeiro na costa de Guernsey, Inglaterra, matando Sala e seu piloto, David Ibbotson.


O jogador de futebol Emiliano Sala e seu piloto foram expostos a níveis prejudiciais de monóxido de carbono dentro do cockpit de seu avião particular, antes que ele caísse no Canal da Mancha, em janeiro, segundo investigadores ingleses.

Testes toxicológicos no corpo do jogador, mostraram um nível de saturação de carboxi-hemoglobina (uma mistura de monóxido de carbono e hemoglobina) de 58%. Segundo os investigadores, qualquer coisa acima de 50% é considerada "potencialmente fatal". Os investigadores também constataram que o piloto também teria sido afetado pela exposição ao gás.

A equipe de agora trabalha com os fabricantes de aeronaves e com o Conselho Nacional de Segurança em Transporte dos EUA, para identificar possíveis maneiras de o monóxido de carbono ter entrado na cabine do avião.

O Air Accidents Investigation Branch, o Instituto de Investigações de Acidentes Aéreos do Reino Unido, acrescentou: "O trabalho também continua investigando os fatores operacionais, técnicos, organizacionais e humanos pertinentes que podem ter contribuído para o acidente".

Daniel Machover, advogado da família Sala, disse: "Os níveis perigosamente altos de monóxido de carbono foram encontrados no corpo de Emiliano levantam muitas questões para a família. Como ele morreu? A família acredita que é necessário um exame técnico detalhado do avião.”

Os destroços do avião foram localizados no dia 3 de fevereiro. Um corpo nos destroços foi identificado como o do jogador argentino. Sala, com 28 anos, foi contratado pelo Cardiff City em janeiro por 15 milhões de libras (cerca de 73,4 milhões de reais) em 18 de janeiro.

David Ibbotson, de 59 anos, do norte de Lincolnshire, levava Sala de Nantes para Cardiff. Apesar da considerável idade do condutor do avião, ele não era tido como um piloto experiente e admitiu estar "um pouco enferrujado" algumas horas antes de alçar voo.

Em um áudio enviado minutos antes do avião decolar, já dentro da aeronave, Sala informava que o avião estava caindo aos pedaços, e que "se em uma hora e meia não tiverem notícias minhas, já sabem".

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!