Após o treino da manhã desta segunda-feira (26/08), em que o Fluminense volta a treinar em dois períodos, o técnico Oswaldo de Oliveira será apresentado oficialmente à imprensa. A apresentação do treinador acontece quase uma semana depois da contratação.
Na terça-feira (20/08), a diretoria acertou a contratação de Oswaldo para comandar a equipe após a saída de Fernando Diniz, demitido na segunda, um dia depois da derrota para o CSA, em pleno Maracanã, que deixou o tricolor na zona do rebaixamento. O treinador retorna ao clube para a sua terceira passagem. Oswaldo comandou o Fluminense entre 2001/2002, quando foi semifinalista do Brasileirão, e em 2006.
O técnico possui uma carreira vitoriosa no Japão, com oito títulos conquistados pelo Kashima Antlers em pouco mais de quatro anos. No Brasil, porém, o treinador não repetiu essa estatística: são só cinco troféus em quase 20 anos de carreira, iniciada em 1999. Foram três no Corinthians (Brasileiro, Paulista e Mundial de Clubes), um no São Paulo (Supercampeonato Paulista) e um no Botafogo (Carioca).
No ano 2000, no final do século passado, Oswaldo Oliveira teve seu melhor momento em um clube carioca, levando o Vasco à final da Taça João Havelange e da Copa Mercosul. Um desentendimento do então presidente do clube, Eurico Miranda, levou contudo à demissão dele, e coube a Joel Santana conduzir o time da Colina aos dois títulos.
Oswaldo de Oliveira chegou ao clube na quarta-feira (21/08), viajou com a grupo, mas o auxiliar Marcão ficou à frente da equipe no duelo com o Corinthians, na quinta-feira (22). O empate em 0 a 0, num jogo com poucas chances de lado a lado e uma grande defesa de Muriel em cabeçada de Gustagol, deixou o Fluminense a uma vitória simples de uma vaga na Sul Americana, a segunda maior competição de clubes do continente, atrás da Libertadores.
O Tricolor empatou em 0 a 0 com o Corinthians pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana na noite desta quinta-feira (22), fora de casa, e agora decide a vaga à próxima fase no Maracanã, no dia 29 de agosto, às 21h30.
O técnico interino Marcão falou em entrevista coletiva, logo após o duelo contra o Timão. Para o treinador interino, o Fluminense soube administrar o jogo na Arena Corinthians, em Itaquera.
- A gente sempre joga para ganhar as partidas, mas sabe como o Corinthians joga dentro da casa deles. Às vezes, trocam a bola com o adversário para ter o espaço do contra-ataque e sair em velocidade e a gente conseguiu anular a principal arma deles. A gente soube sofrer - disse Marcão, fazendo uma análise da partida na Arena Corinthians.
- Sabíamos que a bola parada do Corinthians era forte, mas o time entrou muito concentrado, determinado. Em toda bola, em dificuldade, eles estavam correndo um pelo outro, um ajudando o outro e para esse jogo, fez a diferença. Fico feliz, pois a gente estava há muito tempo sem zerar e hoje, eles conseguiram, em uma grande partida - comentou.
A manhã de domingo (25/08) foi de muito trabalho para o elenco do Fluminense. O grupo se reapresentou no CT e iniciou as atividades de olho na partida da próxima quinta-feira, contra o Corinthians, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.A atividade iniciou na academia. O grupo começou a atividade com um trabalho de recuperação física. Depois participou de um treino funcional antes de ir a campo.
Dentro das quatro linhas, o grupo começou com um aquecimento comandado pelo preparador físico Marcos Seixas. Na atividade, trabalho com bola em campo reduzido e estímulos externos. Com o técnico Oswaldo de Oliveira, o grupo fez um trabalho de troca de passes e marcação intensa sob pressão em campo reduzido. Depois, os atletas participaram de atividades táticas e de finalização, encerrando o dia.