É verdade que o teatro tem vida própria. Dentro dele muitas coisas acontecem, e tudo é inesperado! Somente quem vivencia essa experiência sabe do que falo.
Trabalhar para o teatro é um presente, ele nos escolhe e, de alguma forma, sucumbimos a ele.
Na última quinta-feira (20/07/2023) fui convidada a assistir ao espetáculo Seussical, da Escola de Arte Faz Assim. O que me surpreendeu é que vi o teatro lotado. Os jovens que apresentaram o espetáculo fizeram um trabalho inacreditável! Um teatro cheio em uma quinta-feira! Detalhe: somente quarenta ingressos gratuitos.
“Seussical é uma comédia musical de Lynn Ahrens e Stephen Flaherty baseada nas muitas histórias infantis do Dr. Seuss, com a maior parte de sua trama baseada em Horton Hears a Who!, Gertrude McFuzz e Horton choca o ovo enquanto incorpora muitas outras histórias. O nome do musical é uma junção de "Seuss" e a palavra "musical". Após sua estreia na Broadway, em 2000, o show foi amplamente criticado pela crítica e fechou, em 2001, com enormes perdas financeiras. Ele gerou duas turnês nacionais nos Estados Unidos e uma no West Endprodução, e tornou-se uma produção frequente para escolas e teatros regionais.”
Entre os quarenta ingressos, vinte eram meus. Levei as crianças da Associação AMAR, que completava 23 anos naquele dia, para assistirem Seussical. Os meninos da Casa Frei Carmelo Cox tiveram a oportunidade de estar mais uma vez no teatro. Agradeço muito à escola por isso!
“São 20 meninos que, por tantos motivos, afastados de suas famílias, por ordem do Juizado de Menores, são acolhidos na Casa Frei Carmelo Cox, onde podem gozar de uma infância e adolescência assistida com carinho pelos educadores e técnicos: Pedagogo, Assistente Social e Psicóloga, sob a Coordenação Geral do Prof. Roberto José dos Santos, Membro da Diretoria da AMAR.”
E, assim, a querida Rachel Dalfior ensinou aos alunos uma das maiores missões do teatro: levar a mensagem a todos. Se não for isso, não existem motivos para estarem no palco. Parabéns!
Esse foi um grande dia para o teatro, mas também para o Portal Eu, Rio! No dia do espetáculo Seussical conhecemos Fabiana Marins, do Eventinhos Cariocas. Fechamos parceria de divulgação para, juntos, alcançarmos o público, inclusive os deficientes físicos ou neurodiversos. São quase mil pessoas em um dos grupos direcionados para essas pessoas!
O crescimento do grupo foi meteórico. Começou em abril de 2022 no Whatsapp com o primeiro grupo. Depois dele, outros foram sendo formados. Em dezembro, tínham 10, com uma lista de espera para o 11º. Finalmente, o Zap liberou grupos de 1025 integrantes! Ufa!
“Batalhei a vida toda para conquistar meus objetivos. Nada me foi dado de bandeja. Cresci em Guadalupe, subúrbio da zona norte do Rio de Janeiro. Estudei muito para passar no vestibular! Tenho duas graduações, sou funcionária pública desde os meus 21 anos e, desde então, moradora da Zona Sul. Méritos meus!", conta Fabiana.
Ela deixa claro que, mesmo morando em Guadalupe, sua mãe sempre a levou ao teatro. Hoje, ela acredita que isso pode transformar a vida das crianças e busca priorizar seus trabalhos sociais no Eventinhos Cariocas! E, claro, vamos com ela!
Fabiana também fala que é impossível trabalhar sozinha. O apoio das suas colaboradoras é essencial: Adriana Kawasaki, Carla Marcela, Carla Viegas, Fernanda Almeida, Laura Radusewski, Pri Lameira e Thaise Fernandes. Ela deixa seu contato para parcerias com o Eventinhos Cariocas e divulgação de eventos: Fabi Marins (99460-4572).
Vale lembrar que Seussical voltará, fiquem de olho!
Sinopse
Os personagens mais amados do Dr. Seuss ganham vida no palco em Seussical, uma fantástica extravagância musical dos vencedores do Tony, Lynn Ahrens e Stephen Flaherty. Transportando o público da Selva de Nool para o Circo McGurkus, o Gatola de Cartola narra a história de Horton, o Elefante, que descobre uma partícula de poeira contendo pessoas minúsculas chamadas ‘Quem’. Horton deve proteger os ‘Quem’ de um mundo de muitos perigos e de pessoas pessimistas. Ele também deve guardar um ovo abandonado que foi deixado sob seus cuidados pela irresponsável Mayzie, a Ave. Embora Horton enfrente o ridículo, o perigo e um julgamento, a intrépida Gertrude McFuzz nunca perde a fé nele. Por fim, os poderes da amizade, lealdade, família e comunidade são desafiados e emergem triunfantes!
Ficha Técnica
Adaptação e versionamento: Everton Salzano
Direção Geral: Fred Trotta
Direção assistente e coreografias: Ariane Rocha
Direção Musical: Kika Tristão
Preparação de elenco: Karlla Guimarães
Assistentes de direção musical: Ana Luiza Postingher, Gustavo Daniel, Luiz Gustavo Lopes e Rayssa Gomes.
Assistente de coreografias: Anna Paula Guimarães
Assistente de produção: Larissa Guimarães
Figurinos: Anna Paula Guimarães
Cenografia: Giggio Serpa
Design de luz: Fred Trotta
Design de som: Leandro Lobo
Sonorização: Quintal da Ideia
Operação de som: Marcelo Faria
Operação de luz: Zeca
Camareiras: Ana Criss Lopes e Mari Glabi
Produção executiva: Karlla Guimarães e Rachel Dalfior
Apoio: AGPMED e Faz Assim Produções
Realização: EAFA
Serviço
Teatro Nathalia Timberg
De 29/07 a 13/08
Sábados e domingos às 16h
Classificação: livre
Duração: 70 minutos (sem intervalo)