Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Plano B para o Plano A

Inglaterra é 'terra prometida' para técnico que Fla busca na 'Terrinha' para suceder Jesus

Marcos Braz está em Lisboa. Carlos Carvalhal, que levou Rio Ave às portas da Liga Europa, é o nome para tentar o Mundial


Recordista de pontos com o Rio Ave, Carlos Carvalhal. alvo de Marcos Braz para o Flamengo, sonha com volta a Premier League Foto Divulgação Rio Ave

Marcos Braz, homem forte do futebol do Flamengo, desembarcou esta quinta-feira em Portugal, onde pretende encetar contactos tendo em vista a sucessão de Jorge Jesus no comando técnico do rubro-negro, informou A Bola, principal veículo esportivo da 'Terrinha', com seus termos do outro lado do Atlântico. A meta principal de Braz será conversar com Carlos Carvalhal, que conduziu o Rio Ave à condição inédita de disputar uma vaga para uma liga europeia. A um ponto do Famalicão, a equipe de Carvalhal alcançou o recorde de 52 pontos na Primeira Divisão portuguesa e tirou o Vitória de Guimarães, bem mais tradicional, do páreo.

Carlos Carvalhal, um dos preferidos do Flamengo, sonha concluir a história de sucesso inacabada com o Swansea, que ajudou a retirar do anonimato da segunda divisão e das pronfundezas da tabela. O foco, portanto, é a Premier League. O mesmo vale para a primeira tentativa de Marcos Braz, Leonardo Jardim. É a segunda vez que um nome que o Flamengo põe como Plano A o trata como Plano B.

Sem clube desde que deixou o Mónaco, em dezembro de 2019, Leonardo Jardim informou aos dirigentes do rubronegro que qualquer negociação dependeria da concorrência de outros clubes. A Bola informou que por isso Jardim dará prioridade a clubes europeus nesta fase da carreira uma vez que, aos 45 anos, pretende assegurar maior estabilidade financeira no futuro, conforme relatado pela mesma fonte.

O encanto da badalada Legião Portuguesa pela Champions e pela Premier League, no rastro de José Mourinho, obriga o Flamengo a não deixar de considerar alvos fora de Portugal, como Juan Carlos Carcedo,Domenec Torrent, Javier Aguirre, Miguel Ángel Ramírez, Marcello Gallardo e até Ricardo Gareca, bem sucedido na Seleçlão Peruana e com passagem apagada pelo Palmeiras. Desse grupo, Ramírez, que está a treinar o Independiente del Valle, próximo adversário do rubronegro na Libertadores, e Domènec Torrent, antigo auxiliar de Pep Guardiola, são os mais cotados. Preferido da torcida nas redes sociais, Marcello Gallardo renovou contrato com o River Plate por um salário superior ao oferecido a Jorge Jesus no Flamengo.

Braz chegou a adiar a ida a Portugal, prevista de início para o final de semana seguinte à saída de JJ, para não correr o risco de voltar sem avanços na busca de um nome, e teria incluído uma escala na Itália. Nenhum dos nomes cogitados para o comando do rubronegro tem ligação com o futebol da 'Bota'. Clubes italianos, entretanto, mostraram interesse na compra de Lincoln, formado nas divisões de base do rubronegro e segundo reserva do comando do ataque com a chegada de Pedro.

O Milan, por exemplo, chegou a ensaiar um acordo de prioridade por Lincoln para o atacante quando levou Paquetá, que não repetiu no clube italiano as atuações de 2017 no Flamengo. Emprestado ao Fortaleza, Iuri Silva aguça o apetite dos gigantes europeus, e Lázaro, autor do gol que classificou o Brasil para a final do Mundial Sub-17, também pode ter os direitos federativos negociados. Paquetá, que joga de volante 'box-to-box', com chegada na área do adversário, é uma opção para a vaga de Gerson, caso o rubronegro não consiga evitar que um gigante europeu pague a multa rescisória e leve o atleta revelado pelo tricolor.

De volta ao enredo principal, a busca do treinador para suceder JJ, Marco Braz terá pela frente, em pleno verão europeu, desafios para provar o alegado 'gelo no sangue'. Mais do que as finanças, ou uma eventual desconfiança na força do mercado brasileiro, o maior obstáculo para a ousada meta do campeão da Libertadores de garantir um sucessor português para JJ é o fascínio da Champions League. Turbinada pelos petrodólares árabes e russos, que garantem cotas de TV comparáveis às da Champions, a liga inglesa permite projetar treinadores em clubes médios, sem que precisem repetir o feito do Leicester, campeão há duas temporadas.


Flamengo Carlos Carvalhal Jorge Jesus Benfica Rio Ave Premier League JJ Guardiola Domenic Torrent Milan Paquetá Lincoln Marcos Braz Leonardo Jardim Champions League Gerson Lázaro Iuri Silva Marcelo Gallardo Miguel Angel Martinez Independiente Del Valle Libertadores

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!