O soldado da PM Leonardo Bastos da Silva, de 33 anos, lotado no 27° Batalhão (Santa Cruz), morreu ontem (07) após ser baleado durante uma tentativa de assalto na Rodovia Washington Luíz, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.
Ele estava parado num engarrafamento, junto com um colega de farda, ambos de folga, seguindo de carro na pista sentido Petrópolis da via. Um homem de moto, que estava na contramão, se aproximou e tentou assaltar os agentes.
Ele foi o último policial militar dos 85 agentes de segurança baleados no Grande Rio este ano, de acordo com a plataforma Fogo Cruzado. Destes, 68 eram PMs, sendo que 28 morreram e 40 ficaram feridos.
No mesmo período do ano passado - entre 1 de janeiro e 7 de agosto - 159 agentes de segurança foram baleados no Grande Rio. Destes, 40 morreram. Dos 159 agentes baleados, 137 eram policiais militares: 34 morreram e 103 ficaram feridos. Houve uma queda de 47% do número de agentes baleados em comparação a 2020.
Ouça o comentário de Maria Isabel Couto, da plataforma de dados Fogo Cruzado, sobre a questão no Podcast do Portal Eu, Rio!, no final da página.