O Flamengo venceu o Palmeiras, nos pênaltis, e levantou pela segunda vez consecutiva a taça da Supercopa do Brasil. A partida deste domingo (11), no Mané Garrincha, terminou empatada em 2 a 2, no tempo regulamentar. Raphael Veiga marcou duas vezes para o Porco; Gabigol e Arrascaeta foram os autores dos gols Rubro-Negros. Diego Alves estava iluminado, realizou diversas defesas durante a partida e foi coroado com três defesas de pênalti na decisão.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre o duelo de campeões em Brasília.
Virada Rubro-Negra na primeira etapa
A bola rolou e, no primeiro minuto, saiu o gol do Palmeiras. Raphael Veiga recebeu a bola de Felipe Melo, driblou Arão e marcou um gol de placa. O gol saiu após pressão de ataque em cima de Diego Alves, que deu um chute para frente, que ocasionou o gol Alviverde.
A eficiência do setor defensivo do Palmeiras fez com que o Rubro-Negro tivesse dificuldades para concluir as jogadas e errar muitos passes. As habilidades individuais precisavam fazer a diferença para bloquear essa defesa bem postada do Verdão.
Até que, aos 22 minutos, surtiu efeito a qualidade individual de Filipe Luís, que driblou Gustavo Gomez, com facilidade, e chutou na trave; no rebote, Gabigol, sempre bem colocado, marcou o gol para deixar tudo igual no Mané Garrincha. 11° gol do camisa nove contra o Palmeiras.
A resposta do Palmeiras veio em um contra-ataque, aos 28 minutos. Breno Lopes passou por Diego Alves e chutou, com o gol livre, mas Diego salvou o gol, em cima da linha. Na sequência, Raphael Veiga chutou forte, de fora da área, mas o goleiro Rubro-Negro fez grande defesa.
Aos 40 minutos, Pedro Vuaden marcou pênalti, mas, após checagem do VAR, foi notificado que a falta foi fora da área. Na cobrança de Raphael Veiga, Diego Alves fez mais uma grande defesa.
Quatro minutos depois veio a resposta Rubro-Negra. Em boa troca de passes, Gabigol recebeu e lançou para Bruno Henrique que, na cara do gol, chutou, mas Weverton fez um milagre para evitar o gol da virada.
Como analisado anteriormente, o Palmeiras estava com a defesa bem postada e o que faria grande diferença seria uma criatividade individual. Foi o que aconteceu aos 48 minutos. Arrascaeta encontrou espaço, passou por Marcos Rocha e chutou, com categoria, para virar o placar para o Flamengo; Weverton nada pôde fazer e só olhou a bola entrar em seu canto direito. Equilíbrio nas estatísticas, mas vantagem Rubro-Negra no primeiro tempo.
Segundo tempo superior do Palmeiras
O Porco cresceu muito na segunda etapa. Danilo chegou com perigo, se livrou da marcação, mas o chute saiu fraco, nas mãos de Diego Alves. Após cobrança de escanteio, aos 16 minutos, Gustavo Gomez acertou a cabeçada, mas o experiente goleiro Rubro-Negro fez mais uma boa defesa na partida.
Isla e Diego Ribas, que estavam fazendo boa partida, saíram de campo e a qualidade ofensiva da equipe carioca caiu consideravelmente, em comparação ao primeiro tempo. A entrada de Danilo e Gabriel Veron deram mais movimentação e qualidade nas jogadas ofensivas para o Palmeiras.
Muita pressão Alviverde, até que a camisa de Rony foi puxada por Rodrigo Caio, dentro da área, e o árbitro marcou o pênalti. Com força e no canto esquerdo, Raphael Veiga deixou o placar igual novamente. Segundo do meia na partida e 26° gol pelo Palmeiras.
Gerson e Bruno Henrique saíram por cansaço, mas pouco contribuíram durante a partida de hoje. No fim do jogo, Gabigol chegou na área e chutou firme, mas Weverton impediu que o gol da vitória Rubro-Negra se completasse. Com o tempo regulamentar terminado e a partida empatada, a decisão foi para os pênaltis. Detalhe foi a confusão no vestiário nos últimos minutos.
Nos pênaltis, foi emoção até o fim. Diego Alves defendeu três pênaltis e Weverton defendeu duas e um pênalti batido na trave. Dessa forma, o Flamengo venceu por 6 a 5 e levou a taça de campeão da Supercopa do Brasil pela segunda vez consecutiva.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 2 PALMEIRAS
PÊNALTIS: FLAMENGO 6 X 5 PALMEIRAS
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília, DF
GOLS: Raphael Veiga (01 min, 1°T); Gabigol (22 min, 1°T); Arrascaeta (45+3 min, 1°T); Raphael Veiga (28 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Felipe Melo; Wesley; Isla; Luan; Rodrigo Caio; Mayke
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
FLAMENGO: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Willian Arão e Filipe Luís; Diego (João Gomes), Gerson (Pepê), Arrascaeta e Éverton Ribeiro (Vitinho); Bruno Henrique (Michael) e Gabi. Técnico: Rogério Ceni.
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Gomez e Vina; Felipe Melo (Danilo), Zé Rafael (Gabriel Menino) e Raphael Veiga; Wesley (Gabriel Veron), Rony (Gustavo Scarpa) e Breno Lopes. Técnico: Abel Ferreira.