Riqueza do Brasil, ouro das minas. Belo Canto vindo das Ilhas Canárias presente em nossa fauna. Mascote da seleção, o canarinho já voou em 20 edições dos mundiais e hoje voa baixo na Rússia. A ave simpática, irreverente, cheia de marra, apareceu repaginada em 2016 durante as eliminatórias da Copa com o intuito de aproximar a torcida da seleção brasileira após o desastre de 2014.
Nas últimas semanas tem causado nas redes sociais, pipocando em aparições e memes bem-humorados. Dezenas de perfis criados, selfies e muita resenha na grande rede. Trolado pelos craques Neymar e Coutinho em treino, quase preso em chegada do Brasil em Moscou por que estava "tocando" o terror com a torcida na passagem dos jogadores, fazendo a festa. O Canarinho "Zangado" aumenta diariamente sua legião de fãs. " Não teve como evitar o sucesso do Canarinho "Pistola", é sensacional, por que ele mostra a cara do povo, que anda irritado com muitas coisas", nos falou o jornalista da Rádio Super Rede Boa Vontade e professor de jornalismo, de 31 anos, André Gonçalves.
O termo "Pistola" remete a personalidade enérgica de quem não perde a viagem e a piada. Ele já caiu nos braços do povão, isto é evidente. O estagiário de assessoria de imprensa, Victor Mello ressaltou também esse lado do humor "extremista", com gírias e palavrões inseridos pelos internautas no personagem e que a internet potencializou mostrando um jeitão descolado, uma figura caricata de um canário na "bronca". "Apesar das situações que a população vem sofrendo, não deixamos de comemorar e viver a vida, satirizando a realidade de forma bem-humorada", reitera Victor, torcedor do Fluminense.
Nas Olimpíadas de 1984, na antiga União Soviética, o Ursinho Misha, mascote dos jogos emocionou ao deixar "rolar" uma lágrima do mosaico gigante de coreógrafos no Estádio Olímpico em plena Guerra fria com os Estados Unidos. O canarinho "Pistola" tem a força do povo brasileiro com o "carimbo" da indignação por um país livre da corrupção, disposto a driblar a má gestão para fora das quatro linhas do poder público. Existem 400 cores de canários reconhecidas no mundo, a linhagem amarela nós adotamos. Não sabemos se "Pistola" crava a Copa para o Brasil, mas uma coisa é certa, ele já é campeão em popularidade nesta 21° edição de Mundial da FIFA.