A Fundação para a Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (FIA-RJ), iniciou na terça-feira (30) a distribuição de mais de 3.500 cartilhas de prevenção à violência contra crianças e adolescentes nas redes de educação, saúde e assistência social. O conteúdo tem jogos interativos com QR Code para acesso em qualquer lugar. É desta forma lúdica e humanizada que o material informativo traz assuntos que abordam violência, cuidado, prevenção, preconceito, socialização, educação, entre outros temas.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a prevenção da violência por meio de cartilhas e jogos interativos distribuídos pela Fundação da Infância e da Adolescência.
As temáticas escolhidas são trabalhadas diariamente pela equipe do programa NACA (Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente), da FIA-RJ, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
-A iniciativa partiu da ideia de que as crianças pudessem levar para casa as informações recebidas durante as ações de prevenção que a instituição realiza nas comunidades, nas escolas e nos órgãos do sistema de garantia de direitos – pontuou a gerente do programa, Daniele Gimenez.
O programa de violência contra criança da FIA-RJ realizou cerca de 16 mil atendimentos em 2023, por meio das 19 unidades do NACA/FIA em todo o estado do Rio de Janeiro. Com as ações, atividades e eventos, a expectativa é que esse número de atendimentos dobre em 2024 com o impacto da distribuição das cartilhas.
Os NACA's ficam em diversos municípios do Rio de Janeiro como Nova Iguaçu, São João de Meriti, Campo dos Goytacazes, entre outros.
Para saber mais informações, acesse o site da FIA-RJ ou entre em nossas redes sociais.
Site: www.fia.rj.gov.br
Instagram: @fiarjoficial