Paz na Gávea: em nota oficial, a diretoria do Flamengo anunciou a volta de um dos pontos de equilíbrio do time. A nota, lacônica, não entra em detalhes sobre os termos do acordo que permitiu o retorno do volante colombiano: "O atleta Gustavo Cuéllar foi reintegrado e segue imediatamente para Porto Alegre, onde retomará as atividades com elenco". Na capital gaúcha, nessa quarta-feira (28/8), o clube enfrenta o Internacional às 21h30 no Beira-Rio. O duelo pode ser considerado o mais importante do time no ano, pois vale a permanência na Libertadores. O Flamengo conquistou a mais importante competição sul-americana de futebol em 1981, sua primeira participação, e desde o ano seguinte tenta repetir o feito. Caso passe pelo Inter, num jogo em que pode até ser derrotado por diferença de dois gols, desde que marque pelo menos um, o time carioca chega à semifinal da Liberta, o que não acontece desde 1983.
A volta de Cuellar ao time, se confirmada, compensaria em parte o desfalque de William Aarão, punido com o segundo cartão amarelo no jogo de ida, vencido pelo Flamengo por 2 a 0, com dois gols de Bruno Henrique. Restaria ao Mister Jorge Jesus, como o técnico português gosta de ser chamado, resolver entre Gerson e Piris da Motta o substituto de Aarão. No primeiro jogo, Aarão foi o responsável pelo primeiro combate a Paolo Guerrero, ex-atacante do clube a artilheiro do Colorado na temporada, em especial nas bolas altas vindas do tiro de meta de Marcelo Lomba ou dos zagueiros Cuesta e Rodrigo Moledo.
Perguntado depois da partida contra o Ceará sobre o incidente envolvendo Cuellar, Jorge Jesus destacou a utilidade do jogador, mas ressaltou que o elenco apresentava opções. Responsável pela barração de Cuellar em alguns dos jogos, até a contusão de Diego Ribas obrigá-lo a desistir do esquema com três meias, Jesus ressaltou que ninguém, atleta ou treinador, é mais importante do que a equipe que defenda. O conceito de que a força depende do coletivo é identificado por jogadores como Rodrigo Caio como o segredo para a melhoria no desempenho defensivo do elenco, que tornou o Flamengo líder em desarmes no Brasileiro. Aarão, por sua vez, é um dos Top 3 na tomada de bola dos adversários entre os jogadores de todos os times da série A.
Xodó de boa parte da torcida até o incidente que resultou em seu afastamento temporário do elenco, Gustavo Cuellar foi contratado pelo Fla ao Deportivo Cali (COL) no início de 2016. Reserva da Colômbia na Copa América deste ano, em que marcou um gol contra o Paraguai, Cuéllar disputou 170 jogos no time carioca. Cuellar marcou dois gols, o mais importante deles o segundo contra o Santos, no jogo de ida da Copa do Brasil de 2017. Reserva de Márcio Araújo na primeira temporada, Cuellar se tornou titular com a chegada do também colombiano Reinaldo Rueda e ajudou o time a conquistar os títulos do Campeonato Carioca de 2017 e 2019.
Com site do Clube de Regatas do Flamengo