A pouco mais de 48 horas do jogo contra o Santos, válido pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Botafogo ainda não deu início à comercialização dos ingressos. O Alvinegro carioca recebe o Santos nesta quinta-feira (10), às 20h, no Estádio Nilton Santos.
De acordo com artigo 20 do Estatuto do Torcedor (Lei federal 10.671/2003), "é direito do torcedor que os ingressos para as partidas sejam colocados à venda até setenta e duas horas antes". Conforme o texto oficial, as exceções não estão previstas no caso do penúltimo confronto oficial do Glorioso em 2022.
CAPÍTULO V
DOS INGRESSOS
Art. 20. É direito do torcedor partícipe que os ingressos para as partidas integrantes de competições profissionais sejam colocados à venda até setenta e duas horas antes do início da partida correspondente.
§ 1o O prazo referido no caput será de quarenta e oito horas nas partidas em que:
I - as equipes sejam definidas a partir de jogos eliminatórios; e
II - a realização não seja possível prever com antecedência de quatro dias.
A reportagem entrou em contato com o Procon-RJ, órgão estadual de defesa do consumidor, porém não obteve retorno.
Procurado, o Grupo ASC Solutions, proprietário do Voucher Seguro, site por onde os botafoguenses podem adquirir suas entradas para partidas com mando do time, respondeu por meio de um funcionário que a solicitação, atendendo à previsão do Estatuto do Torcedor, precisa partir do Clube mandante. Já no meio da tarde, uma fonte ligada ao Botafogo informou que as vendas começariam ainda hoje, mas nada tinha mudado até o fechamento desta matéria. Perguntado sobre o que motivou o atraso, ele não respondeu mais.
Repercussão
Nas redes sociais, desde a noite de segunda-feira (7), torcedores questionaram o Clube pela demora no início das vendas. E já estão fazendo até piada em grupos privados. A principal delas diz respeito ao péssimo histórico no Nilton Santos, com apenas cinco vitórias em 18 partidas. Em compensação, como visitante, a equipe comandada por Luís Castro detém nove resultados favoráveis e ostenta a segunda melhor campanha fora de seus domínios.
A animação dos botafoguenses para o último jogo em se deve principalmente pela vitória fora de casa, diante do Atlético-MG, no encerramento da 36ª rodada. Após um primeiro tempo morno, tendo o lance mais perigoso sido o gol anulado do chileno Vargas, o Glorioso conseguiu controlar o maior poderio ofensivo dos mandantes e foi para o intervalo com o placar zerado.
Num intervalo de menos de dez minutos, com dois belos gols, os cariocas decretaram a vantagem diante dos mineiros. Primeiro, em contra-ataque puxado por Luis Henrique, Victor Sá pegou em cheio, acertando o ângulo de Éverson. Depois, em triangulação entre Marçal e Lucas Fernandes, Tiquinho Soares cabeceou forte no canto, sem chance para o goleiro adversário.