O Vasco não tomou conhecimento do adversário e goleou o Boavista, nesta segunda-feira (27), em São Januário, pela nona rodada do Campeonato Carioca de 2023. Pedro Raul (2x), Alex Teixeira e Pumita Rodríguez fizeram os gols. Di Maria diminuiu para alviverde carioca.
Com o resultado, o Cruzmaltino passa para a terceira colocação, com 17 pontos. Já o Boavista segue na última colocação sem vencer um jogo.
Mesmo por ser contra o último colocado do Cariocão, a goleada por 4x1 pode servir de embalo para o clássico de domingo, contra o Flamengo. A depender do que aconteça na final da Recopa, entre Flamengo x Independiente del Valle, o confronto fica com ares mais dramáticos - mais um título perdido pode colocar Vítor Pereira no olho do furacão por parte da torcida - e, para o vascaíno, fazer parte de uma possível quebra na estrutura do rival vai servir mais que a conquista do estadual de 2023.
O jogo
O primeiro tempo começou com uma chance perigosa do Boavista num cabeceio, mas que não mostrou o que foram os 45 minutos. Foi o Cruzmaltino que teve as chances mais claras, principalmente em roubadas de bola no ataque. Em duas, Alex Teixeira deixou Pedro Raul em condições.
A primeira resultou num chute fraco, sem problemas, mas a segunda foi essencial para abrir o placar: o camisa 7 roubou a bola, passou para Raul, que chutou forte e rasteiro no canto. 1x0.
Depois, em um cruzamento, Alex Teixeira cabeceou, a bola encobriu Fernando e triscou a trave. O meia queria jogo e, numa tabela com Pumita, tocou para Gabriel Pec chutar no cantinho. Quase gol. Depois, o ponta arriscou de longe e Fernando espalmou para escanteio.
Próximo do fim, Gabriel Pec ficou marcado por dois, deu bom passe por cima para Pumita, que matou no peito e chutou. A bola bateu na trave esquerda. Poucos minutos depois, Alex Teixeira tocou para Pedro Raul, que fez o pivô dentro da área e devolveu para o meia. Ele tentou na primeira, o goleiro defendeu, mas no rebote, o camisa 7 ampliou de cabeça.
No segundo tempo, o Gigante da Colina continuou tendo chances, mas o Boavista também assustou. Na primeira, Di Maria não conseguiu finalizar direito próximo ao goleiro do Vasco e ele espalmou. Na segunda, veio a glória: aos 14, em erro no campo de defesa, Marcos Vinicius conduziu pela direita, chutou rasteiro e Léo Jardim espalmou. No rebote, Di Maria só precisou escorar para as redes. 2x1.
Não demorou muito e o Vasco ampliou. Nenê cobrou escanteio, Eguinaldo desviou de cabeça e Pumita, com o pé, fez o terceiro do Gigante da Colina. O gol deu uma desligada na defesa do Boavista, que poucos minutos depois se atrapalhou toda e Pedro Raul, numa fatiada bem estranha, enganou Fernando, que não conseguiu defender. 4x1.
O Boavista ainda teve uma chance de diminuir no finzinho, mas ficou no quase.
FICHA TÉCNICA
Vasco 4 x 1 Boavista
Local: Estádio São Januario
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Rafael Gomes Rosa
Gols: Pedro Raul (VAS 10/1T e 27/2T), Alex Teixeira (VAS 46/1T), Di Maria (BOA 14/2T) e Pumita Rodríguez (VAS 22/2T).
Cartões amarelos: Caio Felipe (BOA 05/1T), Miranda (VAS 27/1T), Éder Lima (BOA 17/2T) e Pumita Rodríguez (VAS 18/2T)
Vasco: Léo Jardim; Pumita Rodríguez, Miranda, Léo e Lucas Piton (PV / intervalo); Rodrigo, Jair (Cauan Barros 20/2T) e Alex Teixeira (Nenê 20/2T); Gabriel Pec (Rayan 33/2T), Erick Marcus (Eguinaldo 20/2T) e Pedro Raul.
Boavista: Fernando; Gustavo (Wandinho / intervalo), Diogo Rangel, Kevem e Plínio Santos; Ryan (Danilo 44/2T), Lucas Lucena e Caio Felipe; Marcos Vinicius, Éder Lima (Juan Iberê 24/2T) e Pablo (Di Maria / intervalo).