Pela Copa Sul-Americana, o Botafogo venceu o César Vallejo na noite desta quinta-feira (25) e assumiu a liderança do Grupo A na competição. O confronto aconteceu no Estádio Manische, em Trujillo, no Peru.
O Glorioso abriu 3 a 0 no primeiro tempo, com gols de Victor Sá, Adryelson e Gustavo Sauer. Mena e Noronha diminuíram para os mandantes, que quase empataram no minuto final.
O próximo adversário do Botafogo na competição continental será justamente a LDU, em Quito, no dia 6 de junho. As equipes estão empatadas em número de pontos – oito, mas o time comandado por Luís Castro está à frente no saldo de gols.
O próximo jogo será pelo Brasileirão, no domingo (28), as 19h, contra o América-MG, no Estádio Nilton Santos. O Botafogo também lidera a competição nacional com 18 pontos conquistados em 21 partidas.
Botafogo abre 3 a 0 no primeiro tempo
Mesmo jogando fora de casa, o Botafogo chegou como favorito, ocupando a segunda colocação na Sul-Americana e já tendo vencido o time peruano, no Estádio Nilton Santos, por 4 a 0. Victor Sá, Tiquinho, Eduardo e Tchê Tchê marcaram no primeiro confronto entre o Glorioso e a equipe comandada por Loco Abreu.
Tiquinho Soares, que está suspenso para o próximo jogo no Brasileirão, não foi poupado na competição continental e iniciou jogando. Além do artilheiro como reforço, o grupo alvinegro encontrou o mesmo tipo de gramado artificial no campo do adversário.
Lembrando que na Sul-Americana só se classifica de forma direta o primeiro colocado e o Botafogo entrou focado para alcançar a liderança que antes era da LDU. O Glorioso, além da vitória, precisava de saldo maior de gols.
Foram três na etapa inicial. Quem abriu o placar foi Victor Sá, aos 20 minutos, com lançamento na área de Marlon Freitas e forte finalização do atacante.
Dez minutos depois foi a vez do zagueiro Adryelson, que de cabeça acertou o canto direito do goleiro após cobrança de falta de Marçal.
Aos 36 minutos, Gustavo Sauer ampliou para 3 a 0, numa bela jogada de tabela entre Victor Sá e Eduardo.
César Vallejo quase empata
No intervalo do jogo, Luís Castro trocou os zagueiros. Saíram Cuesta e Adryelson para as entradas de Luís Segovia e Philipe Sampaio. Além de substituir Tchê Tchê por Raí. Aos 17 minutos do segundo tempo, o técnico tirou o meia Eduardo e colocou o volante JP Galvão.
Aos 19, o atacante Mena marcou para o César Vallejo. Dois minutos antes, Lucas Perri tinha evitado o primeiro gol dos time peruano. As substituições do Botafogo surtiram efeito negativo e a equipe adversária cresceu na partida.
César Vallejo também mexeu: saiu Ángel Rodriguez e entrou Noronha. O atacante, que mal entrou, fez um golaço encobrindo Lucas Perri, aos 32 minutos.
No ataque do Botafogo, Cuesta foi substituído por Júnior Santos, dois minutos antes do adversário ampliar. Ainda teve Olaya no lugar do Vélez.
O time peruano foi outro na etapa final. Acreditou e quase empatou a partida, com direito a bola na trave no último lance, já nos acréscimos.
FICHA TÉCNICA
CÉSAR VALLEJO 2 X 3 BOTAFOGO
Gol: Víctor Sá (20/1T), Adryelson (30/1T), Gustavo Sauer (36/1T), Mena (19/2T), Noronha (32/2T)
Data: 25 de maio de 2023 (Quinta-feira)
Local: Estádio Mansiche, em Trujillo (Peru)
CÉSAR VALLEJO: Grados, Quiñones, Ascues, Garcés, Santiago Torres (Fuentes), Àngel Rodriguez (Noronha), Quinteros, Ysique, Véléz (Olaya), Alejandro Ramírez, Mena. Técnico: Loco Abreu
BOTAFOGO: Lucas Perri, Di Placido, Adryelson (Phillipe Sampaio), Victor Cuesta (Segovia), Marçal, Marlon Freitas, Tchê Tchê (Raí), Eduardo (JP Galvão), Gustavo Sauer (Júnior Santos), Tiquinho Soares, Victor Sá. Técnico: Luís Castro
Cartão Amarelo: Mena (UCV); Marçal, Victor Sá (BOT)