O Vasco levou a melhor sobre o Botafogo no Clássico da Amizade. O Gigante da Colina venceu de virada a partida válida pela décima rodada da Taça Guanabara por 4 a 2. Os gols do Cruzmaltino foram marcados por Galdames, Lucas Piton, Vegetti e Gatito (contra). Já os dois belos gols do Fogão foram marcados por Eduardo.
A partida
O Clássico da Amizade começou nos 220v. e os dois times esbanjaram vontade. O Botafogo dominou e foi melhor durante boa parte da primeira etapa e logo aos 2 minutos Victor Sá chegou a balançar as redes. O lance, porém, foi anulado por impedimento. Mesmo após o gol anulado, o Fogão continuou a pressão e aos 20 abriu o placar com belo chute colocado de Eduardo.
Após o gol, o time de Tiago Nunes diminuiu a intensidade e viu o Vasco crescer na partida. Aos 28, Payet, que vinha tendo muita liberdade no meio campo, achou belo passe para Galdames, que tentou duas vezes até conseguir o gol de empate. No fim das contas, o 1 a 1 no placar ficou melhor para o Vasco, visto que, o Botafogo teve mais chances de gol.
O segundo tempo foi quase inteiro do Vasco. Desligado após o intervalo, o Botafogo cedeu espaço para o Vasco desde o primeiro segundo e, antes do cronômetro marcar 1 minuto, Lucas Piton recebeu pela esquerda e bateu cruzado para virar a partida.
O Glorioso sentiu bastante o gol e, mesmo quando teve boas oportunidades de empatar, desperdiçou. Foi assim com Victor Sá e Damian Suarez.
O Vasco, por sua vez, explorava os erros do Botafogo e chegava com perigo. Eu foi justamente em uma trapalhada entre Gatito e Hugo que Paulo Henrique roubou a bola e foi derrubado pelo lateral na área, pênalti para o Vasco. Vegetti foi pra bola e deslocou Gatito para ampliar o placar.
Com um Botafogo ainda mais frágil, o Vasco passou a controlar a partida e ter mais espaços para construir. Aos 37, Pumita cruzou na área e Vegetti se antecipou à zaga para finalizar, a bola bateu no travessão e, na sequência, nas costas de Gatito antes de ir para o gol.
Atordoado, o Botafogo tentou forçar jogadas áreas buscando diminuir o placar e foi em uma delas que Eduardo acertou uma linda bicicleta para marcar o seu segundo gol na partida, um golaço. Após seu segundo gol, o Botafogo tentou um abafa, mas esbarrou em erros técnicos e a partida acabou mesmo no 4 a 2.
Agora, na sequência da temporada, o Fogão encara o Aurora, da Bolívia, na próxima quarta, às 21h30, em Cochabamba, pela Pré - Libertadores . Já o Vasco tem seu próximo compromisso pelo Cariocão, no próximo sábado, às 17h30, contra o Volta Redonda, em São Januário.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 4 VASCO
Local: Estádio Nilton Santos
Gols: Eduardo (20/1T) (40/2T) (BOT) / Galdames (28/1T), Lucas Piton (01/2T), Vegetti (23/2T) e Gatito (GOL CONTRA 37/2T) (VAS)
Botafogo: Gatito, Damian Suarez (Mateo Ponte), Lucas Halter, Alexander Barboza, Hugo; Danilo Barbosa (Marlon Freitas), Tchê Tchê (Kauê), Eduardo; Savarino (Jr. Santos), Victor Sá (Emerson Urso) e Tiquinho Soares.Técnico: Tiago Nunes
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique (Pumita), Maicon, Rojas, Leo, Lucas Piton; Zé Gabriel (Praxedes), Galdames (Lucas), Payet (Carvalho); David (Adson) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
Cartão amarelo: Danilo Barbosa, Tchê Tchê, Emerson Urso e Jr. Santos (BOT) / Galdames, Pumita e Paulo Henrique (VAS)