Com o ano se aproximando do fim, é hora de olhar no retrovisor e ver o que marcou nosso cenário esportivo em 2019. O Eu, Rio! selecionou os fatos mais importantes nesta retrospectiva.
Janeiro
Copinha
Quase 38 mil torcedores estiveram no Pacaembu, na tarde do dia 25, para ver a decisão da 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, entre São Paulo e Vasco da Gama. Um empate em 2 a 2, levou à decisão para os pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro são-paulino Thiago Couto, que pegou duas penalidades.
No fim, o 3 a 1 deu ao Tricolor o quarto título da Copinha de sua história e o Vasco, campeão em 1992, o seu segundo vice-campeonato, repetindo 1999.
Fevereiro
Tragédia
Provocado por uma falha no ar-condicionado, dez jovens promessas das categorias de base do Flamengo, com idades entre 14 e 16 anos, perderam a vida às 5h da manhã de sexta-feira, 8 de fevereiro, no CT Ninho do Urubu, como é conhecido o centro de treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro.
O local já havia sido interditado pela Prefeitura do Rio em 2017, após quase 30 multas por falta de alvará.
Março
Morre Eurico Miranda
Sai de cena um dos mais polêmicos dirigentes do futebol brasileiro: Eurico Miranda, aos 74 anos.
Vítima de câncer no cérebro, o ex-presidente vascaíno morreu no dia 12 em um hospital da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Pelo Cruz-Maltino foi presidente em dois períodos: de 2003 a 2008, e de 2015 a 2017. Também foi vice-presidente de futebol do clube entre 1990 e 2002, tendo participado do período de maiores conquistas do clube, como o Campeonato Brasileiro de 1997, a Copa Libertadores de 1998, a Copa João Havelange de 2000 e a Copa Mercosul de 2000.
Em sua história como dirigente, colecionou polêmicas desde os tempos de vice-presidente de patrimônio, em 1969, quando desligou a luz elétrica do clube para tentar evitar a cassação do então presidente Reinaldo Reis e em 1980, já como diretor de futebol, ajudou o Vasco a evitar a ida de Roberto Dinamite para o Flamengo.
Abril
O Flamengo conquistou seu 35º título regional, ao bater o Vasco da Gama, em jogo realizado no Maracanã, no domingo, 21, por 2 x 0. Os rubro-negros, que chegaram com vantagem para a decisão, repetiram o mesmo placar da primeira partida da final. Os gols foram marcados por Willian Arão e Vitinho. Com isso, o Flamengo sagrou-se campeão com a grande vantagem de 4 a 0 no placar agregado.
Maio
Luto na Fórmula 1
Uma das páginas mais importantes da história do automobilismo mundial terminou de ser escrita no dia 20. Aos 70 anos, morreu Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1, em Viena, na Áustria.
Vencedor dos campeonatos mundiais em 1975, 1977 e 1984, Lauda sofreu um grave acidente em Nurburgring, na Alemanha.
Preso nas ferragens enquanto o carro pegava fogo, o talentoso piloto teve graves queimaduras que causaram sequelas.
Junho
Marta bate recorde
Foi na derrota por 3 a 2 para a Austrália, na Copa do Mundo, que a camisa 10 Marta, alcançou a marca de 17 gols em Mundiais, superando o recorde do alemão Miroslav Klose, que fez 16 gols em Copas ao longo de sua carreira. A brasileira também se tornou a única jogadora, entre homens e mulheres, a marcar em cinco Mundiais: 3 nos Estados Unidos em 2003, 7 na China em 2007, 4 na Alemanha em 2011, 1 no Canadá em 2015 e 2 na França este ano.
Thalles
Um acidente de moto tirou a vida do atacante Thalles Lima da Conceição Penha, de 24 anos, na madrugada do dia 22, no bairro Monjolos, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.
O atacante começou na base do Vasco e ganhou espaço no elenco principal a partir de 2013. Em cinco temporadas pelo clube carioca, disputou 154 jogos e fez 36 gols. No ano passado, foi emprestado ao Albirex Niigata, onde marcou seis vezes em 41 partidas. Em janeiro desse ano, o atacante foi cedido à Ponte Preta.
Julho
Copa América
Coube ao capitão Daniel Alves receber o troféu das mãos do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, para erguê-lo, após vitória por 3 a 1 contra o Peru, no Maracanã, no dia 7. O lateral de 36 anos também foi eleito o melhor jogador da Copa América. Alisson recebeu o prêmio de melhor goleiro e Everton, com três gols, ganhou o troféu de artilheiro do campeonato sul-americano. A Seleção Brasileira conquista pela nona vez, o título da competição.
Copa do Mundo Feminina de Futebol
As meninas do Brasil lutaram até o fim, mas acabaram eliminadas pela anfitriã França nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina 2019. Com uma campanha de superação, a seleção levou uma das favoritas ao título até a prorrogação, mas a derrota por 2 a 1, adiou, mais uma vez, o sonho do caneco.
A seleção dos Estados Unidos não deu chance para surpresas e venceu a Holanda por 2 a 0, no Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, França, conquistando pela quarta vez a Copa do Mundo de Futebol Feminino.
Agosto
Pan
Realizado em Lima, no Peru, de 26 de julho a 11 de agosto, os Jogos Pan-Americanos, chegaram em sua 18ª edição. E dessa vez, foi marcante, quando as braçadas de Guilherme Costa nos 1.500m da natação, foi o suficiente para o Brasil chegar a 53 ouros e superar sua melhor campanha até então, em Jogos Pan-Americanos na história, ocorrida no Rio 2007, com 52 ouros. Entretanto, o time brasileiro alcançou sua melhor participação de todas edições dos Jogos Pan-Americanos, totalizando 171 medalhas, com 55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze, garantindo assim o o 2º lugar do quadro geral, atrás apenas dos Estados Unidos.
Parapan
Disputado oficialmente desde 1999, os Jogos Parapan-americanos têm agora o Brasil como o dono da melhor campanha de todos os tempos: 308 medalhas, 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes, batendo o recorde anterior que pertencia ao México, que em 1999, na Cidade do México, havia conquistado 121 medalhas de ouro.
Setembro
O Athletico fez história na noite de quarta-feira, 18, em Porto Alegre. Diante de um Beira-Rio com 50.355 pessoas, recorde do estádio, o Furacão demonstrou força, venceu por 2 a 1 o Internacional, calou a torcida colorada e conquistou o título inédito da Copa do Brasil 2019.
Fisiculturismo
E deu Brasil em uma das principais categorias femininas no Mister Olympia, disputado nos Estados Unidos. A atleta brasileira, Isa Pecini, que esteve em seu terceiro ano consecutivo na competição, conquistou o título no dia 15. Após ficar na nona colocação em 2017 e estar no top quatro em 2018, a brasileira fez um ano espetacular e uma preparação que a deu o título da maior competição de músculos do mundo.
E não bastasse, ainda ganhou a bagatela de 204 mil reais como prêmio.
Pela 6ª vez
O atacante Lionel Messi, do Barcelona, venceu seu sexto prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa na segunda-feira, 23, em cerimônia realizada no Teatro alla Scala, em Milão, na Itália. O argentino concorria com Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Virgil Van Dijk, do Liverpool.
Na categoria feminina, a americana Megan Rapinoe, do Reign FC, faturou o troféu de melhor jogadora.
Outubro
Copa do Mundo de vôlei masculino
Campeão por antecipação, o Brasil entrou em quadra na madrugada do dia 15, e venceu a Itália, por 3 sets 0, parciais de 25/20, 25/22 e 25/15, depois de 1h20min de partida disputada em Hiroshima, no Japão. Comandada por Renan Dal Zotto, o time brasileiro escreveu mais uma vez seu nome no livro histórico do esporte.
Nesta temporada, a seleção brasileira ainda participou da Liga das Nações (4º lugar), Jogos Pan-Americanos (medalha de bronze com time alternativo), torneio Pré-Olímpico mundial (vaga confirmada para Tóquio 2020) e Campeonato Sul-Americano (campeão pela 32ª vez).
Novembro
Fórmula 1
O inglês Lewis Hamilton conquistou seu sexto título mundial de Fórmula 1. O piloto da equipe Mercedes alcançou esta marca após ficar em segundo no Grande Prêmio dos Estados Unidos, realizado em Austin. Antes da conquista alcançada no domingo, 3, Hamilton já havia triunfado nas temporadas de 2008, 2014, 2015, 2017 e 2018 para se tornar hexacampeão.
Quarto título
Bastou onze minutos para o destino da seleção brasileira no Mundial Sub-17 mudar, naquele dia 17. Com um gol aos 38 e outro aos 47 do segundo tempo, o Brasil virou o jogo contra o México, no estádio Bezerrão, na cidade-satélite do Gama (DF), e levou o seu quarto título na categoria com o placar de 2 a 1.
Bi da Libertadores
Campeão da Copa Libertadores em 1981, o Flamengo finalmente conquistou seu bicampeonato do torneio continental. De forma dramática, o time brasileiro virou sobre o River Plate nos acréscimos do segundo tempo, com dois gols do atacante Gabriel, e venceu por 2 a 1 no Estádio Monumental de Lima, no Peru, no sábado, 23. O atacante colombiano Rafael Borré fez o gol do time argentino.
Sétimo título nacional
Após conquistar a Libertadores, o Flamengo deixou Lima na madrugada do dia 23 e chegou ao Rio pouco antes das 11h de domingo. Do aeroporto, o time seguiu para o Centro, onde desfilou em trio elétrico por quase quatro horas. Logo após o início do jogo entre Palmeiras e Grêmio, o trio deixou a Avenida Presidente Vargas para acompanhar a partida. Com a derrota do Alviverde paulista para o Tricolor gaúcho por 2 a 1, o título pôde ser comemorado pela Nação, que não vai esquecer os números e recordes quebrados desta equipe, comandada pelo português Jorge Jesus, ao longo de seus 38 jogos, com 28 vitórias, 6 empates, 4 derrotas e 90 pontos somados.
Com o feito, o Rubro-Negro se tornou o primeiro time desde 1963 a ganhar o Carioca, Brasileiro e a Libertadores no mesmo ano e se igualar ao Santos de Pelé.
Já Vasco, Fluminense e Botafogo terminaram em 12º, 14º e 15º colocados respectivamente, tendo os dois primeiros direito à Sul-Americana.
Banido
A Fifa anunciou no dia 29, a suspensão definitiva de Ricardo Teixeira do futebol mundial. Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre 1989 e 2012 e ex-membro do antigo Comitê Executivo da entidade que rege internacionalmente o esporte, o ex-dirigente foi banido por decisão do Comitê de Ética, que chegou à conclusão de que o brasileiro cometeu o crime de corrupção em suas ações no esporte entre 2006 e 2012.
Além disso, o ex-presidente da CBF foi multado em 1 milhão de francos suíços, equivalente a 4,2 milhões de reais.
Dezembro
Sub-20
Logo no primeiro dia de dezembro, o Flamengo voltou a conquistar mais um título brasileiro em 2019. Após os triunfos no futebol profissional e no sub-17, a equipe da Gávea derrotou o Palmeiras por 3 a 0 no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, e ficou com o caneco no sub-20.
Sul-Americana de Basquete
O Botafogo tornou-se campeão pela primeira vez da Liga Sul-Americana de Basquete, ao derrotar em uma final eletrizante, o Corinthians por 74 x 70, na noite do dia 13.
Mundial de surf
Na briga pelo título mundial, na quinta-feira, 19, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina travaram um duelo até a última onda. E, na decisão da etapa derradeira do circuito, foi o potiguar quem levou a melhor para entrar para a história. Em Pipeline, Ítalo bateu Medina na grande final para conquistar seu primeiro título mundial aos 25 anos.
Ítalo entra para o seleto grupo dos campeões mundiais, que também já conta com o próprio Medina (2014 e 2018) e Adriano de Souza, o Mineirinho (2015).
Reedição de 81
A aguardada final entre Flamengo e Liverpool, 38 anos depois, foi confirmada. O time inglês garantiu sua vaga na decisão do Mundial de Clubes ao derrotar, com certa dose de sofrimento, o Monterrey por 2 a 1, em Doha, no Catar. O brasileiro Roberto Firmino decidiu o duelo ao marcar aos 45 minutos do segundo tempo. Na final, o Flamengo perdeu para o Liverpool, nas prorrogações, por 1 a 0, com gol novamente de Firmino, gol este que foi o da revanche dos Reds, agora campeões mundiais pela primeira vez em sua história.