Em Buenos Aires, o Fluminense arrancou um empate diante do Argentinos Juniors e o jogo de ida pelas oitavas de final da Libertadores terminou em 1 a 1. O confronto aconteceu na noite desta terça-feira (1) no Estádio Diego Armando Maradona.
Ávalos abriu o placar no primeiro tempo e Samuel Xavier empatou na etapa complementar. A partida teve ainda dois jogadores expulsos no segundo tempo.
Marcelo foi o primeiro. Mesmo sem querer, o lateral tricolor deu um pisão em Sánchez, que entortou a perna do zagueiro. No final, o goleiro Martin Arias fez falta grave em cima de Diego Barbosa e também levou cartão vermelho.
A vaga para as quartas de final será decidida na próxima semana, no Maracanã. Avança quem vencer a partida, no dia 8 de agosto, outra terça-feira, às 19h. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.
Ávalos abriu o placar para o Argentinos
O Argentinos Juniors começou melhor o primeiro tempo. O time mandante apostou bastante nas bolas aéreas e conseguiu abrir o placar aos 12 minutos. Ávalos marcou um belo gol após receber a bola na área tricolor.
Na segunda metade da etapa inicial, o Fluminense finalmente encaixou e cresceu no confronto. Mesmo assim foi o goleiro Fábio que fez duas grandes defesas e evitou que a equipe argentina ampliasse.
O árbitro chileno Piero Maza distribuiu dois cartões amarelos, um para cada lado: Villalba e Felipe Melo foram os contemplados.
Houve ainda uma substituição no Argentinos: saiu o camisa 9, autor do gol, e entrou o atacante Verón.
Marcelo expulso e Samuel Xavier igualando placar
No segundo tempo, o árbitro amarelou Di Cesare por falta grave em Arias. Mas a nota triste ficou por conta de um lance forte, mas não intencional. Ao driblar o zagueiro Sánchez, Marcelo acabou pisando sem querer na perna do adversário, que chegou a entortar.
Diante da percepção da gravidade, o Camisa 12 do Fluminense parou imediatamente a jogada e ficou inconsolável. A imagem analisada pelo VAR levou o jogador à expulsão de campo.
Diego Barbosa, que substituiu Ganso, recebeu falta forte do goleiro Martin Arias, que também foi expulso direto. O meia Heredia assumiu a função na defesa da meta argentina, já que o técnico Gabriel Milito havia feito todas as substituições possíveis.
Aos 41 minutos, Samuel Xavier empatou a partida, em 1 a 1, com um chutaço de primeira após receber a bola de Leo Fernández, jogador que entrou no lugar de Keno.
FICHA TÉCNICA
ARGENTINOS JUNIORS 1 X 1 FLUMINENSE
Gol: Ávalos (12/1T), Samuel Xavier (41/2T)
Data: Terça-feira, 01 de agosto de 2023
Local: Estádio Diego Armando Maradona
Árbitro: Piero Maza
ARGENTINOS JUNIORS: Martin Arias, Luciano Sanchez (Minissale), Di Cesare, Villalba, Cabrera, Redondo, Moyano, González Metilli (Matias Vera), Bitolo (Rodrigo Cabral), Gondou (Heredia), Ávalos (Verón). Técnico: Gabriel Milito
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli), Marcelo, André, Lima, Ganso (Diego Barbosa), Arias, Cano, Keno (Leo Fernández). Técnico: Fernando Diniz
Cartão Amarelo: Di Cesare, Villalba (ARG); Felipe Melo, Arias (FLU)
Cartão Vermelho: Marcelo (FLU)