Em grande jogo na noite deste sábado (17) no Estádio Mané Garrincha em Brasília, o Flamengo goleou o Vasco por 4 a 1 pelo Campeonato Brasileiro no clássico carioca disputado longe da capital fluminense, por opção dos cruzmaltinos que tinham o mando de campo. Empolgado após ser convocado por Tite para dois amistosos da seleção em setembro, Bruno Henrique confirmou sua sina contra os rivais estaduais do rubro-negro e marcou duas vezes, Gabriel Barbosa e Arrascaeta completaram o placar, com Castan descontando para o Vasco. Destaque também para o goleiro Diego Alves que defendeu dois pênaltis, marcados com auxílio do VAR e que poderiam ter mudado os rumos da partida.
Com o resultado o Flamengo assume momentaneamente a vice-liderança do campeonato com 30 pontos ultrapassando o Palmeiras, ficando com dois a menos que o Santos que joga neste domingo contra o Cruzeiro. No entanto os palmeirenses, com 28, ainda podem reassumir a posição se vencerem o Grêmio ainda na noite deste sábado.
Já o Vasco, que segue sem vencer o maior rival há quase dois anos, se manteve na 15ª posição com 17 pontos, mas não corre o risco de perder posição já que o Fluminense,16º com 12 pontos pode chegar no máximo aos 15 se vencer o Ceará neste domingo.
A partida começou com o Flamengo com o controle da bola, que em determinado momento chegou a ser de 74%, mas sem conseguir criar chances de gol, por outro lado o Vasco marcava forte e tentava chegar através de bolas longas e levava mais perigo ao rival.
Aos 19, Filipe Luís pressionado por Pikachu, cortou mal e a bola sobrou no meio para Talles que na entrada da área chutou forte para fora. Três minutos depois Raul fez boa jogada pela direita e chutou forte rasteiro, fazendo com que Diego Alves defendesse em dois tempos, primeiro com a perna esquerda e depois com o braço, evitando o gol vascaíno. Logo em seguida, Pikachu faz boa jogada, mais uma vez pela direita em cima de Filipe Luís e acerta o travessão.
O Flamengo tentou responder aos 28 em lançamento de Arrascaeta para Gabriel, que avançou, mas chutou fraco para a defesa de Fernando Miguel. Aos 36 em bobeira de Marquinhos que perde a bola para Gerson, Arrascaeta quase marca após um bate e rebate na área.
A pressão rubro-negra deu resultado aos 41 em um belo gol de Bruno Henrique. O atacante recém convocado para a seleção tabelou com Arrascaeta e da entrada da área chutou no ângulo esquerdo de Fernando Miguel que nem foi na bola.
Segunda etapa começou com tudo
O Flamengo começou o segundo tempo pressionando o Vasco e conseguiu aumentar a vantagem logo aos cinco minutos, mais uma vez com Bruno Henrique. Dessa vez a tabela foi com Cuellar que levantou para o atacante que de dentro da área deu um toquinho suficiente para tirar Fernando Miguel da jogada e marcar outro golaço. Gabriel até chegou a escorar, mas a bola na tinha entrado, confirmando assim o segundo gol para o camisa 27.
Tentando fazer o Vasco voltar ao jogo, Luxemburgo trocou Marquinhos, que saiu muito vaiado pela torcida por Tiago Reis, tirando um meia e colocando um atacante. Logo em uma das suas primeiras jogadas, em uma disputa de bola com Thuler que parecia ter sido escanteio, mas após análise do VAR o árbitro marcou pênalti para os vascaínos.
Na cobrança de Pikachu, Diego Alves defendeu mandando para escanteio, na sequência do lance, ele se redimiu colocando na cabeça de Castan que conseguiu se livrar da marcação e diminuir para o Vasco.
Só que Gabriel Barbosa ampliou para o Flamengo logo em seguida aos 16 chegando aos dez gols no Campeonato Brasileiro, se isolando ainda mais na artilharia da competição. Gerson cruzou pela direita para Bruno Henrique cabecear para a defesa de Fernando Miguel, só que o camisa 9 pegou em cheio no rebote para fazer 3 a 1.
Depois disso, os rubro-negros estiveram o tempo todo com mais chances de chegar ao quarto gol do que os vascaínos de diminuir. Primeiro com Gerson acertando a trave aos 20 e com Gabriel quase marcando seu segundo gol aos 28 em jogada de velocidade pela direita onde cortou para meio, chutando para a defesa de Fernando Miguel.
Três minutos depois o Vasco quase descontou em jogada semelhante a que tinha marcado, com Castan cabeceando com perigo, mas dessa vez Diego Alves se esticou todo fazendo grande defesa.
O goleiro rubro-negro coroou sua grande atuação aos 36 minutos defendendo outro pênalti marcado com auxílio do VAR, desta vez de Arrascaeta em Castan. Bruno César bateu forte no meio e o camisa 1 espalmou, no rebote Arão conseguiu tirar a bola da área.
No contra-ataque foi a vez do Flamengo ter um pênalti marcado a seu favor, Bruno Henrique foi puxado na área por Henríquez. Na cobrança Arrascaeta marcou fechando a goleada rubro-negra em Brasília.
Agora na próxima rodada, o Vasco recebe o São Paulo, domingo (25) às 16h em São Januário, enquanto o Flamengo vai encarar o Ceará fora de casa no mesmo dia, só que às 19h.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 4 FLAMENGO
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 17 de agosto de 2019 (Sábado)
Horário: 19h(de Brasília)
Público: 65.418 presentes
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Kléber Lucio Gil (Fifa-SC) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: José Cláudio Rocha Filho(SP)
Cartão Amarelo: Rodinei(Fla)
Gols:
VASCO: Leandro Castan, aos 13 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Bruno Henrique, aos 41 minutos do primeiro tempo e cinco minutos do segundo tempo; Gabriel Barbosa aos 16 minutos do segundo tempo; Arrascaeta, aos 37 minutos do segundo tempo
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
FLAMENGO: Diego Alves, Rodinei, Thuler, Pablo Marí e Filipe Luís; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Gerson(Everton Ribeiro) e Arrascaeta(Piris da Mota); Bruno Henrique e Gabriel Barbosa(Berrio)
Técnico: Jorge Jesus